Saturday, October 15, 2011

A CASA DELA

Tinham-nos dito que merecia a visita.
Fomos e voltámos pouco entusiasmados com o que vimos.
Construído entre entre 1864 e 1869, O chalet da Condessa d´Edla, na zona ocidental do Parque da Pena, segundo o modelo dos chalets alpinos, então em voga na Europa, foi praticamente todo devorado por um incêndio em 1999, quando, após anos e anos de abandono, se encontrava à mercê de marginais que, por descuido ou malvadez, lhe pegaram fogo. 

O edifício, que se encontra ainda em fase de recuperação (complicada) dos interiores, recuperação essa que
de que site  site dá uma razoável ideia, poderia ser uma curiosidade histórica arquitectónica a decorar os amores de Fernando II e Elise Hensler, após completada a reconstrução será quase só uma réplica do chalet destruído.

Valerá o preço da reconstrução medido em termos de interesse cultural e turístico? Salvo a recordação do passado a excitar a curiosidade de voyeur, quando a reconstrução estiver concluída, terá tanta valia como qualquer reconstrução de raíz de qualquer outro edifício artisticamente secundário de um passado relativamente recente por onde tenha passado a realeza.

Como nota negativa refira-se a contrução de casas de banho logo à entrada do chalet, com design e decoração dos dias de hoje. É chocante o constraste. Mas é também completamente despropositado: mesmo ao lado há duas construções, uma recente (que deve ter sido montada para servir de bilheteira), outra antiga (que serve de bilheteira) onde teria sido possível instalar os sanitários públicos.
A solução adoptada é uma aberração total.

No comments: