Friday, October 14, 2011

ANTES E DEPOIS

Os rendimentos de 15 politicos portugueses antes e depois de passarem pelo governo
Gráfico interactivo aqui.
(Expresso online de hoje)

Trata-se de uma short list que, por ser tão curta, induzirá no mirone menos precavido a ilusão de que, afinal, são poucos os que aproveitaram as cadeiras do poder para treparem para patamares de rendimentos muito mais altos. Mas é pura ilusão porque a lista é longa até porque muitos nem sequer exerceram alguma vez funções de governo.

Por outro lado, se os corredores do governo encaminham geralmente para saídas rendosas, não pode pretender-se que a passagem pelo executivo dê para um purgatório. Como reduzir, já que eliminar é impossível, a promiscuidade entre poder político e poder económico? A redução da presença do Estado na economia reduz o número de vagas geralmente preenchidas por filiação partidária. Mas é uma legislação menos complacente do financiamento dos partidos políticos que minimizará a captura do poder político pelo poder económico.

Porém, da esquerda mais esquerda à direita mais direita, a disposição para legislar de modo a tornar público quem e quanto financia quem continua a não passar de boas intenções.  

No comments: