Wednesday, August 10, 2011

O FRANGO SUÍÇO - 2

Como ia dizendo ...

Franco suíço não pára de atingir recordes face ao euro e dólar, ameaçando a evolução da economia.

O banco central da suíça anunciou novas medidas para travar a escalada do franco suíço contra o dólar e o euro, afirmando que a moeda regista uma “sobrevalorização massiva”.

A autoridade monetária decidiu “aumentar de forma significativa” a injecção de liquidez no mercado monetário e aumentar os depósitos dos bancos de 80 para 120 mil milhões de francos suíços.

Vai também efectuar operações de troca de moeda para criar liquidez no sistema financeiro, uma medida a que já não recorria desde 2008. Com a crise de dívida na Europa e o corte de “rating” dos Estados Unidos, os investidores estão a refugiar-se nos activos vistos como mais seguros, como é o caso do franco suíço.

Apesar de as taxas de juro estarem já em zero e o banco central ter tomado medidas, o franco suíço continua a atingir recordes. Os responsáveis da autoridade monetária já classificaram a valorização da moeda como “absurda”, avisando que não será tolerada.

“A sobrevalorização massiva do franco suíço representa uma ameaça para o desenvolvimento da economia suíça”, afirmou o banco central em comunicado, citado pela Bloomberg, acrescentando que, “se for necessário, tomará mais medidas contra a alta do franco suíço”.

O franco suíço está hoje a recuar face ao euro, com cada moeda europeia a valer 1,039 francos suíços. No dia 1 de Agosto eram precisos 1,15 francos suíços para comprar um euro.

 c/p aqui

No comments: