Saturday, July 09, 2011

OS FARAÓS

Nem só os governos deste país afogado em dívidas contribuiram para o enchimento do tanque maldito.
O vício consumista que se apoderou dos portugueses, as inimputabilidades dos banqueiros, mas também  as empresas protegidas por uma moeda forte e um mercado (mal) regulado ou oligopolista, se deram, e continuam a dar ao luxo de esbanjar aquilo que o marketing sem freios lhe permite sugar dos clientes inebriados pela fartura efémera ou movidos pela inveja congénita: Se aquele tem, também quero.

Já aqui tenho anotado este comportamento insaciável dos operadores de telecomunicações, que, apesar da crise, continuam a forçar a venda de mais e mais minutos de conversas fiadas, frequentemente remetidas para a cobrança dos tribunais, inundados com tantos processos. A solução passa pela exigência de custas elevadas para a admissibilidade destes processos. Enquanto tal não ocorrer, a ganância dos operadores não tem limites e os tribunais não se dedicam exclusivamente ao julgamento de casos sérios em tempo oportuno. 

Vem isto a propósito de um passeio que ontem fiz ao longo da Avenida Duque de Ávila. Finalmente, as obras estão concluídas, há uma calçada ampla para peões, uma pista para ciclistas (não vi nenhum), a zona ganhou muito com as obras. No cruzamento da Duque de Ávila com a a Avenida da República, o BCP saiu da esquina Este por ter outra dependência na esquina oposta. Entrou a Óptimus. Um espaço enorme, luzes a acender e a apagar, promoções em reclamos luminosos, um estendal de aparente saúde financeira no meio de uma economia em queda livre. Uma afronta.

Evidentemente que o senhor Paulo de Azevedo pode fazer o que quiser e ainda lhe sobra tempo para o resto. Remunera-se principescamente, as cotações na Sonaecom andam pelas ruas da amargura, as dívidas do grupo vão por aí fora, o mercado está mais que saturado de télélés, o défice externo continua a crescer, a dívida externa, idem, mas o Paulinho quer lá saber.

Ele é um faraó. Até mais ver.

----
act - Optimus alive recebeu 160 mil pessoas, mas abaixo do esperado

No comments: