Tuesday, July 19, 2011

NÃO SE EXCITEM!

Angela Merkel avisou hoje que nem amanhã nem depois de amanhã haverá avanço espectacular sobre a crise grega. Mais ou menos ao mesmo tempo o FMI avisava os líderes europeus de que devem agir de imediato para limitar os efeitos da crise da zona euro e para limitar o contágio das economias mais frágeis ao resto da moeda única. 

Do outro lado, a Moody´s baixou o rating dos EUA e a S&P ameaça fazer o mesmo. Os Republicanos continuam a esticar a corda.

Por trás do fantasma do default da Grécia está o risco sistémico que pode abalar irremediavelmente  o sistema financeiro global. O default dos EUA, ainda que momentâneo, teria um efeito ainda mais desvastador sobre o sistema. Por que razão não são chamados a resolver o imbróglio em que o mundo se encontra os principais engendradores dele, os banqueiros?

Merkel, talvez por razões políticas mais pessoais que outras, continua a insisitir na corresponsabilização dos bancos na reestruturação das dívidas dos países que não se poderão safar de outro modo. Tem sido, e está ser depois das declarações de hoje, muito criticada. Mas a sua teimosia pode ter o mérito de vir a criar um precedente salutar para o futuro: o de estipular a responsabilização contratual dos bancos nos riscos dos créditos que concedem aos governos.
---
Cor. - Eurozone: An elusive debt resolution

No comments: