Friday, June 17, 2011

NOTÁVEL E INCOMPREENSÍVEL

Como é que bancos que têm visto as suas cotações a afundarem-se dramaticamente porque os investimentos em que colocaram os fundos que os depositantes lhes confiaram são considerados desastrados pelos gestores de fundos (não há outras razões plausíveis) e pelos mesmos gestores de fundos classificados entre a nata dos financeiros que melhor se relacionam com os investidores?

Salgado e Ulrich no top ten da banca europeia.
BES, BPI e BCP estão entre os bancos europeus mais bem cotados na relação com os investidores. Ricardo Salgado, Fernando Ulrich e Carlos Santos Ferreira surgem no topo de uma lista de 83 CEO avaliados num inquérito da Thomson Reuters, junto de cerca de quatro mil gestores de fundos e analistas.

Que tipo de relação é essa que agrada mas só dá prejuízos?

Só há um modo de contornar este paradoxo.Os banqueiros estão para os pequenos depositantes como os magistrados para os cidadãos comuns: Devem supor-se suspeitos até prova em contrário.

2 comments:

Anonymous said...

Não será porque a cotação dos bancos é afectada pela "cotação" da República?

IsabelPS

rui fonseca said...

Os bancos emprestaram muito à República. O BPI, por exemplo, sabe-se que emprestou mais de 3 mil milhões. Se a República não pagar, ou não pagar tudo, ou os bancos forem obrigados a vender com desconto (é por isso que os juros atingem valores elevadíssimos no mercado secundário) os bancos que emprestaram o dinheiro vêm os seus empréstimos desvalorizados. E, consequentemente, as suas acções.