Friday, June 10, 2011

MEIN NAME IST URS

Guten Tag!
Milagro! schönen Hund ... Milagro.
Mein name ist Urs. 
Rui? Oh!? 
Vamos por aqui... A Cherry é a namorada do Milagro. A Cherry não gosta de mais nenhum. Mas, por aqui, todos gostam do Milagro. Nice dog! Chegaste de Portugal, quando? Ah! Portugal está em dificuldade ...Um! A União Europeia é uma boa ideia, mas é uma boa ideia que não funciona. Juntar alemães com gregos, checos, romenos, búlgaros, italianos ...não funciona. A minha irmã reside na Alemanha e diz-me que lá estão pelos cabelos, já não podem ouvir falar dos gregos. Na Alemanha, trabalha-se, sabes? E na Grécia? Ah! É uma boa ideia que não funciona, a União Europeia. E o euro, pof!, cai. Forte é o franco suíço. E se a Turquia entra, então é o fim... Milagro! Lindo cão! Gosto disto. Gosto desta montanha. Nasci aqui, sabes? Gosto de estar reformao Ah!Ah!Ah! Não há melhor vida. Reformei-me o ano passado, tenho 66 anos, não quero outra vida. Mas trabalhei durante 45 anos. No Instituto Politécnico, no laboratório de análise de materiais. Olha, aquele cabo do teleférico, vim cá várias vezes com os alunos analisar a situação do cabo...Eh! Analisamos a resistência, tudo isso, era o que fazi. Agora estou reformado. Saio com a Cherry, andamos por aqui, umas vezes vamos para um lado, outra vezes, para outro. E trago o Milagro, trago o Milagro duas vezes por semana, Milagro! Nice dog! Toda a gente gosta do Milagro. A Cherry também veio de Espanha, mas, coitada, não sei que lhe fizeram lá, partiram-lhe o pescoço, é por isso que não levanta a cabeça e anda sempre com ela de lado. Mas é uma boa cadela. Só gosta do Milagro, rosna a todos os outros. Baixinho, mas rosna. Com o Milagro, não. Faço motobike, não gostas de motobike? Sempre gostei de motobike. Gosto de viajar. Não, não tivemos filhos. A minha mulher não pode engravidar, de modo que não temos filhos. Mas tenho ajudado muitas crianças... Na Indonésia... Vamos lá com frequência, para acções de preservação do ambiente, da despoluição de águas, de defesa da floresta tropical, ... Ah! Gosto desta floresta! Milagro! Nice dog! A minha muher ainda trabalha, sim. É mais nova dois anos que eu. Reforma-se para o ano. Quando fizer 65. Trabalha na expedição do jornal, de modo que entra às oito da noite e sai às três da manhã. Com que idade é que se reformam em Portugal? Bom, aqui também há quem se reforme mais cedo, mas são raros. Eu também gostaria de me ter reformado mais cedo. Gosto de estar reformado!  Gosto disto! Quando mais novo fazia escalada da montanha. Agora, não. Agora só motobike. Golfe? Gosto do golfe, mas não sei jogar. Uma vez fui a um driving range mas foi um desastre. Não acertei uma. O Golfe é uma coisa para gente rica. O golfe e o ténis. Agora, já está mais em conta. Mas mesmo assim não são desportos para todos. Para todos é escalar a montanha. Um dia destes vamos até lá acima ao cume, a pé?, a pé, pois claro. Tens é de trazer sapatos para a montanha. Esses não resistem. A montanha é isto: árvores, pássaros, ar puro, liberdade ...Cherry! Cherry! Onde é que se meteu a Cherry? Milagro, onde é que ficou a Cherry? Ah! Aí está ela. Isto aqui é o paraíso. Agora vamos por aqui, e lá em baixo tomamos um café. Não? E uma cerveja? Nem uma limonada? Nem uma coca-cola? OK, ok, tomo eu. Moro ali em baixo, estás a ver? Comprei ali um apartamento, depois comprei o outro ao lado, e juntei-os. Seiscentos mil francos há seis anos. Se fosse hoje, custariam mais de um milhão. Está tudo muito caro na Suíça. Comprei em bom tempo. Tinha umas economias, apliquei-as nuns fundos por sugestão do tipo lá do banco, a seguir ao 11 de Setembro, quando derrubaram as twin towers, vieram também os fundos por ali abaixo. Ficaram-me as poupanças reduzidas a menos de metade, e eu sem culpa nenhuma do que aconteceu. Fui ao banco, vendi tudo, e comprei os dois apartamentos. Tenho cinco salas e duas cozinhas, ah! ah! ah!, e um grande terraço voltado para a montanha. De manhã, por volta das cinco, abro o olho porque o Sol me bate na cara. Acordo feliz!
A ouvir os pássaros, a maioria são melros, com o Sol a bater-me na cara. Para mim, não há mais fundos nem fundilhos, os tipos dos bancos são todos uns corruptos. Milagro! Nice dog! Trago-lhe sempre estas cookies. Lambe-se todo. É guloso, o Milagro. Cherry! Toma Cherry. Também há cookies par ti, Cherry, há sempre. Coitada, obrigada a olhar sempre para o chão, o pescoço ao lado.
Mas é uma boa cadela. Estas cerejeiras? Sim, são dessa casa. Não as apanham, não, mas não sei porquê. Estão caras as cerejas. A dez francos o quilo, pelo menos. Podemos apanhar? Por que não? Quando era um rapazote costumava roubar cerejas. Eu, e os da minha idade. Era um hoby. Roubávamos cerejas, maçãs, pêras, o que havia  por aí. Esta quinta, aqui, produz tudo bio: ovos, leite, yogurte, queijo, hortaliças, frutas, ... têm ali, estás a ver, aquela lojinha onde podemos comprar o que eles produzem aqui. Já tenho cá comprado. Pois, os coelhos alimentam-se da erva, nada de químicos, tudo bio. Adoro isto. Mas gosto de viajar. Na Indonésia temos muitos amigos. Um dos nossos programas é a preservação dos orangotangos. Não, nunca estive em Portugal. Já estive em Espanha, Barcelona. Mas não gosto da areia. Milagro! Cherry! Onde é que estás Cherry? Há muita gente a viver com dificuldade aqui. Pessoas que trabalham oito horas e mais por dia mas vivem com muitas dificuldades. Às vezes digo aos meus amigos estrangeiros: vocês pensam que todos os suíços são ricos, mas não são. Há muita gente que tem dificuldade em pagar a renda da casa. E, muitas vezes, tenho vergonha de ser suíço. porque há muita corrupção na banca. A Suíça dá abrigo  muito malandro. Há muito dinheiro sujo na Suíça. A esmagadora maioria dos suíços não tem nada a ver com esse dinheiro. É cada vez maior o número de pobres e são cada vez maiores as fortunas dos mais
muito ricos. Eu não tenho grandes razões de queixa. Tenho meu apartamento, o Sol a entrar-me às cinco pela janela, os melros a tocar música ... a melhor música é a dos pássaros. Não há melho música que  música dos pássaros. Qual Mozart, qual Beethoven, qual Schubert, qual quê! Melhor que todos eles são os meus vizinhos melros. Cherry!? Milagro, onde é que ficou a Cherry? Criticavam o comunismo, o capitalismo é o que se vê: uns poucos com mutíssimo, outros com pouco, uma grande maioria sem nada. Aleixo? Nunca ouvi falar. Eu sou pelo social, entendes? Deveria haver melhor distribuição da riquesa. Terça-feira, subimos a montanha. Valeu?

1 comment:

Anonymous said...

Ainda há no mundo gente limpa de alma e coração e com coerência nas suas atitudes.
Que pena que não encontremos muitos mais assim.
Fique bem.