Wednesday, June 01, 2011

ALHOS E BUGALHOS

A redução da TSU continua a ser notícia. Ainda que os resultados esperados sejam virtualmente incógnitos.
O que se sabe, para já, é que o discurso de campanha do primeiro-ministro acerca do assunto diverge claramente daquilo a que o Governo se comprometeu.

Segundo o Público on line de hoje, o Governo acordou redução "significativa" da taxa social única com a troika. (aqui).
No memorando(texto aqui ) assinado com o FMI, hoje divulgado, o Executivo de José Sócrates compromete-se com uma redução substancial da taxa social única (TSU), no âmbito do plano para reforçar a competitividade as empresas.

Esta  medida constava já da versão preliminar do acordo com o FMI mas, durante a campanha eleitoral, o primeiro-ministro disse que apenas irá aceitar uma descida “pequena” e “gradual” da TSU, salientando que essa medida está ainda “em estudo”.

Contudo, no memorando assinado com o Fundo Monetário Internacional (FMI) – o chamado Memorando de Políticas Económicas e Financeiras, que só hoje foi divulgado – o Executivo comprometeu-se com uma “redução significativa da contribuição das empresas para a Segurança Social” ("major reduction", no original).

De acordo com o programa, esta medida terá de estar definida até final de Julho, data em que a missão da troika virá a Portugal fazer a primeira avaliação da prossecução do programa, e deverá ser implementada no contexto do Orçamento do Estado de 2012.

 

No comments: