Friday, April 29, 2011

DEPENDENTE, É ELA!

A crónica de Helena Matos aqui, citada aqui,  tem muito que se lhe diga.

Respigo apenas dois pontos:

1 - Há 6 milhões de dependentes do Estado, afirma HM, citando Medina Carreira.
O Estado é grande e todos governos os seus alargadores.
Mas o número peca por algum exagero.

Quando Helena Matos conta os dependentes, ou MC por ela, conta também os reformados que,compulsivamente, pagaram para garantirem uma reforma nos termos prometidos e já várias vezes alterados? Estou certo que sim.

Neste caso, um reformado que tenha descontado durante uma vida profissional de 45 anos mais de 30% do seu ordenado (ele e a entidade patronal, o que em termos aritméticos dá no mesmo) é um dependente do Estado? Deve-lhe favores? Deve favores a alguém?

Mesmo no sistema pay and go, adoptado há já várias décadas, a segurança social não é deficitária.

Mais: Quando a segurança social foi alargada aos não contributivos foram os contributivos da segurança social que suportaram a carga.

Mais: Aqueles, cidadãos de primeira, que se mantiveram em sistemas de segurança social especiais, nunca foram chamados a contribuir com nada. Segundo Vital Moreira, e outros, a diversidade de sistemas é inconstitucional desde que pariram esta Constituição.

Mais: Os beneficiários (é com eufemismos destes que se confundem os desprevenidoss) do sistema da segurança social viram as suas pensões saqueadas, e irão ver mais ainda. E os outros, Helena Matos?
Os bancários, por exemplo? E outros?

Não me vou alongar mas há muito mais para interrogar.

2 - Só para terminar, observo que Helena Matos "Exerce actualmente funções de consultoria e pesquisa histórica para a série Conta-me (RTP 1)". Vd aqui: http://www.ipri.pt/eventos/pdf/CV_HelenaMatos.pdf

A RTP, um grupo de empresas que nos saca uns largos milhões dos bolsos todos os anos, recorre aos serviços de Helena Matos.

Contou Helena Matos com Helena Matos na contagem dos dependentes?

Perguntado de outro modo: Eu, que descontei para a segurança social durante 45 anos mais de 30% do meu ordenado, e que pago impostos para sustentar a RTP onde a Helena Matos cobra,  sou mais dependente do Estado que ela?

4 comments:

aix said...

Rui, parabéns poreste'apontamento'.
São patifes como esta que andam a tentar intoxicar a opinião dos muitos que pensam pela cabeça dos outros.Há que continuar a denunciá-los(as).Ainda agora vieram na imprensa dois casos que também merecem denúncia:
-Marques Mendes requereu a reforma vitalícia que lhe é devida(o mal é esse) de 2.900€ por 20 anos de deputado.
-Diogo Leite Campos recebe uma reforma por 8 anos de trabalho no BP.
Que moral têm estes tipos para nos virem a pregar moralidade?
Mas há mais, e tu, que sabes destas coisas,devias denunciá-las nos teus apontamentos.Abç

rui fonseca said...

Viva Francisco!

Coloquei aqui este comentário fazendo cópia do que tinha comentado na Quarta República e aproveitei para fazer o mesmo na origem, isto é, no Blasfémias, onde H Matos colocou o artigo publicado no Público.

O interesante de tudo isto é que aparecem 39 comentários mas o meu não aparece. Sabes porquê?

Porque está à espera de aprovação de publicação desde ontem!

Sei disto porque no meu computador parece essa mensagem que é reservada ao comentador.

Pior que no tempo dos homens do lápis azul? Não diria tanto. Mas numa senhora que se diz liberal, a liberdade de pensamento dos outros parece muito condicionada.

aix said...

...se a censura fosse por razões de ofensas pessoais ao blog ou à autora ainda se compreenderia...
agora eliminar uma crítica serena e verdadeira...só por incómodo ou receio do desmascaramento de quem se diz 'historiadora'.

rui fonseca said...

Caro Francisco,

Vi o comentário que colocaste no Blasfémias.

Abç