Sunday, April 17, 2011

CASCAIS


clicar para aumentar
Em 17 de Julho de 2008 escrevi e-mail ao presidente da câmara municipal de Cascais uma carta apontando a degradação  e a falta de higiene que se observada junto à praia da Duquesa (aqui). Dois dias depois, A. Capucho respondeu "que embora sejam (os referidos) imóveis fora da nossa alçada, não deixa de ser nossa obrigação assegurar a higiene e limpeza públicas.
De qualquer modo, aproveito para esclarecer que, se bem identifico os dois edifícios que nos assinala, um deles pertence ao Ministério da Justiça e está em vias de ser alienado em hasta pública para fins hoteleiros, enquanto o outro está sob a jurisdição do Ministério do Ambiente e foi recentemente concessionado para bar e restauração." (aqui).

O edifício pertencente ao Ministério da Justiça (segunda foto) continua sem utilização. Retiraram-lhe grande parte das heras que já lhe recobriam quase toda a fachada. No outro está agora instalado um restaurante-pizeria, melhor, já não cheira a urina à volta dele.  

Mas a entrada de Cascais continua a ser povoada por vários prédios abandonados e em ruínas. A primeira foto é de um de vários desses fantasmas que recebem os que visitam Cascais vindos de Lisboa ou Sintra.

Mas ninguém dá por eles. Habituados a viver entre urbanizações frequentemente degradadas, os portugueses não reparam nestes escombros há décadas à espera de melhor destino.

Para cúmulo do atentado, começou a ser construído junto à estação da CP um prédio que foi promovido por Figo e Catarina Furtado, exaltando o banco promotor: o BPN.
Como o BPN deu no que deu (já tinha dado, aliás) Figo foi promover o Tagusparque e a Catarina a Caixa Geral de Depósitos. O esqueleto do prédio que o banco (?!!!) financiou está em apodrecimento.

Ali ao lado, a CP entendeu instalar portagens de verificação automática dos bilhetes. Quinze! Nunca vi tanta portagem junta em parte alguma do mundo. Nem em Nova Iorque, Washington, Zurique, Lucerna, para citar algumas cidades onde o comboio é um meio de transporte utilizado por muitos milhares de pessoas todos os dias. Quantos passageiros serve a estação de Cascais?
Comparada com a de Lucerna a estação de Cascais é um apeadeiro.

Quem foi que disse que a CP é deficitária se pode permitir-se a este esbanjamento?

No comments: