Friday, March 04, 2011

UM PAÍS EM APUROS

Ouço na Antena 1, esta manhã, Sampaio afirmar que Portugal é um país em apuros e que a superação da situação exige um entendimento entre os partidos. (vd tb aqui )
Logo a seguir, Rui Rio considera que não basta mudar de Governo para ultrapassar a crise grave que o país atravessa, e que é necessário um entendimento entre os dois maiores partidos para a adopção das medidas que a situação impõe. (vd tb aqui )

Venho anotando mais ou menos o mesmo há anos neste caderno.

Por outro lado, Ângela Merkel afirmou, esta tarde, na Finlândia que Portugal será capaz de resolver sozinho os seus problemas (vd tb aqui ) depois de ontem ter dito que as medidas de austeridade têm de ir mais além.

As declarações de Merkel de hoje, não contrariando as de ontem, mas também não indo no mesmo sentido, suportam a obsessão de autosuficiência do Governo, e desvalorizam as notícias que têm nos últimos dias dado conta de eventuais pressões sobre o governo português para recorrer à ajuda externa.

Que garantias terão sido dadas a Merkel para ela mudar de opinião? Não sabemos por agora. Mas sabemos que Portugal continua em apuros e que sem alteração de rumo não nos safaremos, e muito menos sozinhos.

No comments: