Thursday, March 24, 2011

POIS É,

como escrevi aqui neste caderno, a oposição, e nomeadamente o PSD, avaliou mal a passada.

O risco de ter Sócrates por mais quatro anos só não é elevado porque o imbróglio em que o país está metido é superior à obsessão dele. Se ganhar as eleições (hipótese muito improvável há dois meses, mas razoavelmente provável a partir de ontem, apesar da forma desastrada, ou sobranceira,  (ou propositada?) como tratou a questão do PEC 4, e persistir em governar sozinho, afundar-se-á em menos de um ano. Entretanto, o país só não se afundará mais por que então já se terá assentado no fundo.

O PSD, qual passaroco maluco, foi atrás da negaça que Sócrates lhe assobiou. O resultado das eleições, para já, passou a ser uma enorme incógnita.

Apesar disto aqui

mas considerando também, por exemplo, isto,

OCDE: O que aconteceu em Portugal foi uma "tragédia" (aqui)

O secretário-geral da organização afirma que o Governo português "estava a fazer o que tinha que ser feito".
"É uma tragédia que isto [chumbo do Plano de Estabilidade e Crescimento e consequente demissão do Governo] tenha acontecido, porque o Governo de Portugal estava a fazer o que tinha que ser feito", disse Angel Gurria durante uma declaração em Washington.

Para Gurria, Portugal vai agora enfrentar "semanas muito difíceis" até às eleições.
"Quem vai negociar, se não há Governo?"
Esta manhã, a OCDE admitiu que, com a demissão de José Sócrates, é mais difícil Portugal escapar à ajuda externa.

"Se vão ser disponibilizados fundos para facilitar o ajustamento da economia portuguesa, a questão é quem vai fazer a negociação se nem há um Governo?", interroga-se William White, presidente do "Economic and Development Review Committee", da OCDE, que se mostrou desapontado com a resignação do líder do Governo.

White diz que a dificuldade de cumprir o pagamento da dívida "não é um problema de liquidez a curto prazo" e os participantes do mercado já o perceberam. Por isso, defende que o pedido de ajuda por parte de Portugal à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional é "um passo bem-vindo".

No entanto, White recusa-se a falar de resgate, porque diz que essa não é a palavra correcta para a intervenção, e sim um grande empréstimo.

11 comments:

LEOLEO said...

" O PSD avaliou mal a passada"

Será mesmo assim? A acreditar nisso é o mesmo que afirmar ou estar convicto da estupidez do povo português.
Com efeito neste mesmo caderno muitas vezes tem sido demonstrado, e bem , que Sócrates é que verdadeiramente procurou a crise porque era a unica saída que tinha.
Pensa que mais ninguem entende isso?
Ou descrê assim tanto?
Quanto ao notário eleito por sufragio universal talvez se possa passar a eleger um rei tipo " rainha de Inglaterra" poupava-se em assesssores, casa civil e militar e em dores de ouvidos por causa do silencio ensurdecedor.

cateespero said...

O povo não é parvo sim é verdade e não vai cair no conto do vigário. Pedro Passos Coelho não tem qualquer experiência como governante e o máximo que consegui-o na vida foi ser lider da JSD e, também fez qualquer coisa para o Ãngelo Correia!(levava a pasta para as reuniões)
Ele vai pagar com língua de sogra o disparate que fez ontem em não ter viabilizado o PE4. Agora vai aumentar o IVA e mais á frente se verá,... o que vem mais.

coice said...

O PSD está sempre em contramão, não assume responsabilidades, não aceita reformas e faz coligações negativas com o BE e o PCP!
Como é que pode vir a ser alternativa a quem tem coragem e decisão e já deu provas na luta que travou com muitas classes instaladas, pena é... não ter feito mais, mas agora só nos resta dar-lhe a maioria absoluta!!

rui fonseca said...

Caro LeoLeo,

O que eu lamento que sendo Sócrates o grande responsável, mas não o único, diga-se em abono da verdade, é que o PSD tenha ido para onde Sócrates queria que fosse: derrubar o Governo nesta altura e, deste modo, pagar os custos desse acto perante a opinião pública.

Quando Sócrates tinha cometido uma enorme galhada.

Não se esqueça que o eleitorado português tem sempre penalizado quem derruba os governos. E, neste caso, a forma como foi derrubado levantou muita poeira.

Depois Sócrates consegue no dia seguinte ao da queda ter o apoio da OCDE e da Angela Merkal que, até pertence a um clube diferente daquele onde alinha Sócrates.

Quanto ao notário metade da culpa é da Constituição e outra metade de CS.

Salvo melhor opinião.

rui fonseca said...

" não ter feito mais, mas agora só nos resta dar-lhe a maioria absoluta!!"

Já vi tanta coisa que essa nem seria a mais extraordinária.
Mas seria bizarra de qualquer modo.

rui fonseca said...

"Pedro Passos Coelho não tem qualquer experiência como governante"

Não é argumento.

Obama, por exemplo, também não tinha.
António Guterres também não.

LEOLEO said...

" a Angela Merkel que até pertence a um clube diferente.."
Puro engano, Angela Merkel pertence a um clube diferente , é verdade, mas não no sentido que pretende dar.
Angela Merkel pertence ao clube dos credores, e para esses não interessa que o devedor roube, seja mentiroso ou não, interessa é que pague.
No clube dos credores conta apenas aritmética no dos devedores é que para além da aritmética devem contar a ética e os valores.
A não ser assim teriamos que desculpabilizar qualquer assaltante de banco que invocasse em sua defesa que o tinha feito para pagar a divida do Porsche

rui fonseca said...

"Puro engano, Angela Merkel pertence a um clube diferente , é verdade, mas não no sentido que pretende dar.
Angela Merkel pertence ao clube dos credores, e para esses não interessa que o devedor roube, seja mentiroso ou não, interessa é que pague."

Concordo.

Mas para efeitos de apreciação política o facto de Merkel, que é conservadora, apoiar Sócrates tem, sem dúvida um impacto junto da opinião pública que não podemos deixar de considerar.

O facto de ela pertencer ao clube dos credores é uma apreciação mais fina que a generalidade da opinião pública não sabe ver.

É inelutável que o PSD teve ontem um dia mau quando, ainda há não muito tempo, tudo levaria a pensar que seria o PS que a esta hora estivesse cada vez mais em apuros.

Podemos lamentar mas temos de reconhecer.

cateespero said...

Obama tirou o curso, numa Universidade de excelência, foi um aluno brilhante, foi Professor na mesma e Senador, Guterres tirou o curso no Técnico, uma das melhores universidades e com média de 20, foi deputado em várias legislaturas, Pedro Passos Coelho tirou o curso numa escola desconhecida (ensino particular)e andou lá uma eternidade.(não foi a mesma do Sócrates mas fica lá perto, não deve ter muita diferença!! ) Gostei ontem de ver a forma, como passos Coelho foi recebido por Merkal....

LEOLEO said...

" Guterres tirou o mcurso com media de 20"
Admito que seja verdade, mas não é menos verdade que foi dele que o Prof. Sousa Franco , com toda a razão, disse que era o chefe do pior governo de Portugal desde DªMaris.
Aliás é ao seu período de governante que temos que ir buscar , não todas, mas boa parte das origens do que agora nos acontece.

rui fonseca said...

"Guterres tirou o curso no Técnico, uma das melhores universidades e com média de 20"

Lula da Silva não frequentou sequer a Universidade.