Wednesday, March 23, 2011

O DIA DO GRANDE DISPARATE

A esta hora ainda não começou a sessão de pugilato verbal (espera-se que fique por aí) na AR.

Tudo leva a crer que o PEC 4 vai ser chumbado, muito provavelmente com os votos da oposição, ou a abstenção de alguns, sobre a proposta de resolução do PSD para a rejeição da proposta do Governo.  Consumar-se-á o objectivo de José Sócrates de precipitar a queda do governo e medir forças em eleições legislativas antecipadas,  uma opinião que a Oposição, onde se destaca a importância parlamentar relativa do PSD, transformou em argumento contra Sócrates mas que este vai, certamente, fazer reverter a seu favor durante a campanha eleitoral.

Até que ponto o vai conseguir é um dos tais prognósticos que só são consistentes depois de conhecidos os resultados.

O dia de hoje promete ficar para a história como aquele em que todos vão ajudar a afundar ainda mais o país, e o PSD, pela forma como se tem conduzido no caminho para a crise que Sócrates alargou, deu uma muleta a Sócrates para ele se levantar.

Se, como tudo leva a crer, Sócrates apresentar a demissão ao PR esta tarde, Cavaco Silva poderia corrigir o rumo para o desastre completo convocando os partidos para formarem um governo maioritário pluripartidário, eventualmente sem Sócrates, no âmbito do actual arco parlamentar e informar o país dessa alternativa que, no actual contexto, seria o mal menor. Mas nada leva a pensar que ele o fará, preferindo integrar-se no cortejo do disparate.

7 comments:

LEOLEO said...

" O DIA DE HOJE PROMETE FICAR NA HISTORIA..."
Não posso concordar. O dia de hoje não é mais do que o resultado de um processo que se adivinhava.
O verdadeiro dia que ficará na historia é como se vota num individuo que já na altura tinha dado todas as provas de falta de credibilidade.
E neste caderno, na altura, não me recordo de ter visto algum alerta ou reflexão sobre o que M F Leite dizia e que se veio a concretizar integralmente. Agora é facil assacar responsabilidades a todos quando na altura propria não entenderam o que estava em causa.

Cáteespero. said...

Vai ficar na história, como um dia em que a fome de poder se subrepôe aos interesses do País.Todas as votações eleitoralistas do PSD em tudo o que eram reformas indiciavam a este caminho, estavam a preparar o caminho...
Os portugueses não vão perdoar esta asneirada ao PSD e Sócrates inicia amanhã, o caminho para uma nova Maioria Absoluta.

rui fonseca said...

"E neste caderno, na altura, não me recordo de ter visto algum alerta ou reflexão sobre o que M F Leite dizia e que se veio a concretizar integralmente."

Sobre o que disse Manuel Ferreira Leite, provavelmente não.
E por uma razão: A acção de MFLeite como Ministra das Finanças de D Barroso não foi exemplar.

As circunstâncias também não ajudaram, reconheço. Entre Portugal e Bruxelas, D Barroso preferiu o que lhe eras mais fácil e rentável e entregar o governo a um político muito pouco recomendável para PM.

No período curto em que esteve à frente do MFinanças, M Ferreira Leite deixou a dívida pública subir de 55,7% do PIB para 59,5% embora tenha recorrido a receitas extraordinárias (factoring com o Citibank, entre outras).

Mas referi-me muitas vezes neste caderno a políticas e medidas que conduziram à situação actual.

Agradeço os seus comentários e sugiro que dê uma olhadela em muitos apontamentos que escrevi sobre estas matérias.

rui fonseca said...

"Sócrates inicia amanhã, o caminho para uma nova Maioria Absoluta."

Não digo que seja impossível mas parece-me muito improvável.
Já não direi que é muito improvável que não se repita uma vitória relativa escassa.

Que também pode pender para o lado do PSD. De momento, com maior probabilidade. De qualquer modo
nada se alterará se o próximo governo não garantir uma maioria muito clara no Parlamento.

Digo isso há anos.

LEOLEO said...

A subida da divida publica no tempo de M F Leite foi, em qualquer criterio inferior ao ritmo da subida com o actual governo.
Depois, eu escrevi sobre o que ela disse e não sobre o que fez.
E de facto era de seguir o dirado popular: FAZ O QUE EU DIGO E NÃO O QUE EU FAÇO

rui fonseca said...

"E de facto era de seguir o dirado popular: FAZ O QUE EU DIGO E NÃO O QUE EU FAÇO"

Então estamos de acordo.

fcaja said...

Não tem comparação possível, a situação económica mundial actual, com a que existia no tempo de Manuela F. Leite, comparar os motivos que estão na origem do aumento da dívida na actual situação e a do passado é um perfeito disparate.
Podem ver o gráfico que vem no caderno de economia do expresso de sábado passado e com facilidade concluíem que até o Cavaco, tem muitas culpas na actual situação da dívida pública.
Este aumento de dívida actual é muito mau mas era esperado, os anteriores aumentos apareceram por incompetência, por não terem feito reformas no tempo certo. Manuela Ferreira Leite é uma boa treinadora de bancada basta ver apostas que quase sempre acerta no expresso (resultados do futebol).