Saturday, January 15, 2011

SONHOS E RABANADAS - PARTE 10

(noque, noque, noque)

- Entra! Há fogo?
- Não Manel, só indícios...
- Explica-te!, e deixa-te de rodriguinhos... Por falar em rodriguinhos, estava aqui a compor uns alexandrinos. Começo assim:

Portugal, minha pátria sitiada
por reles reitingues que o capital pariu,

Que te parece?
- Um assombro. Parece Ary em todo o seu esplendor.
- Ary? Também tu, César, me desconsideras?
- De modo algum, Manel, de modo algum. A tua verve só tem paralelo no nosso grande épico. Referia-me aos reitingues, uma coisa que felizmente para aqueles tempos ainda não tinham sido paridos. O Ary não diria melhor...
- Adiante. O que é que se passa, então?
- Temos o FMI à porta.
- O FMI? Chamaste-os?
- Nem pensar. Estão de passagem e vêm apresentar cumprimentos.
- Se não os chamaste, manda-os de volta. Diz-lhes que esta é a minha hora poética. Diz-lhes mais: Que estou a compor para os descompor.
- Já tentei, mas eles insistem ...
- Essa é boa! Desde quando é que as regras da diplomacia consentem uma insistência tão impertinente?
- Desde sempre, julgo eu. Os diplomatas são uns chatos. E os tipos do FMI nem diplomatas são. 
- Mas, afinal, o que é que os gajos querem? Para além dos cumprimentos, é claro. Será que eles não sabem ainda que não precisamos deles, literalmente, para nada? Que mandámos o euro à fava e agora não nos faltam coroas? Com uma moeda que flutua  nunca um país se afunda!, uma regra básica cuja ignorância nos ia custando a independência. E a paz social. Lembras-te, Carlos, do tempo AA, quando havia milhares e milhares de acções nos tribunais contra os iníquos cortes salariais?* decretados pelo desgoverno do Zé? Pois é. Se não fosse a nossa rotativa andaria o pagode por aí engalfinhado. Se, pela mesma razão, os magistrados do MP e os juízes também tinham recorrido, como é que poderiam indeferir o recurso aos outros*? Com a rotativa a trabalhar, paga-se o que toda a gente quer ganhar. Uma ideia simples, mas já se sabe, todas as ideias sublimes são simples. Ou será o contrário? O difícil é dar por elas. Em conclusão: Despacha os tipos e dá-lhes uma coroas para irem comprar ali ao lado uns pastéis de Belém.
- Mas, Manel ...
- Não há papel?
- Pois não. Esgotou-se.
---
* (aqui)
* (aqui)

No comments: