Tuesday, January 11, 2011

PORQUE SIM

“Este recurso” a ajuda externa “só se faz quando não há alternativas, considerou Cavaco Silva, lembrando depois que a “Alternativa pode passar pode vender activos ao estrangeiro”.
Repetiu depois que o “país tem sempre como alternativa a venda de activos ao estrangeiro”, além de poder recorrer às reservas acumuladas. (aqui )

A venda de activos a estrangeiros significa a venda de participações sociais do Estado em empresas. Mas a essa venda já está, pelo menos em parte, programada no OE 2011. A grande excepção é a Caixa Geral de Depósitos mas não acredito que Cavaco Silva esteja a pensar que a Caixa deva ser vendida, mesmo parcialmente. Ainda que seja difícil entender o comportamento que a Caixa teve na contribuição do endividamento excessivo dos particulares e o seu alinhamento constante com as práticas da banca privada.

Para lá da Caixa e das Águas já não sobrará grande coisa. A situação do mercado e o estado de necessidade em que, claramente, estas vendas se podem, por agora, realizar esmagarão os preços de venda. O  mesmo se aplica às eventuais vendas de ouro.
Noutra intervenção, Cavaco Silva mostrou-se esperançado que os credores analisem o OE 2011 e mudem de ideias.

Por outro lado, Sócrates continua a garantir que  Portugal não vai pedir ajuda externa porque "não precisa".

Cooperação estratégica ou coincidência de tácticas?

No comments: