Wednesday, January 05, 2011

AFIRMA PANGLOSS

"Este é o melhor dos mundos possíveis"


"Depois  do terramoto ter destruído três quartos de Lisboa, os homens clarividentes do país não encontraram um caminho mais eficaz para prevenir uma ruína total que proporcionar ao povo um esplêndido auto-de-fé. Foi decido pela Universidade de Coimbra que os gritos de várias pessoas lentamente queimadas durante a grande cerimónia é um infalível segredo para prevenir terramotos.
Candide e Pangloss, evidentemente, estavam entre as vítimas, para além de um biscaíno que tinha casado com a  madrinha e dois portugueses que, estando a comer frango, tinham atirado fora a pele, provando-se assim que eram cripto-judeus."

Candide, ou Optimismo - Voltaire

vd crítica  aqui

3 comments:

aix said...

Deve ser bela a peça «Candide» que Bernstein musicou em 1950 baseada no conto «Cândido ou o optimismo» de Voltaire.A ideia deste Autor foi ridicularizar, usando a ironia (em que era Mestre), a teoria filosófica da 'harmonia pre-estabelecida' de Leibnitz aplicada ao Universo e não ao Planeta.
Neste, vivemos no melhor dos mundos «possíveis»,mas é sempre possível melhorá-lo.É a velha estória do copo meio-vazio ou meio-cheio.Já o do Violino no Telhado repetia frequentemente «on the other hand...».O teu 'apontamento' é um bom desafio à situação.
Parabéns e abraç

rui fonseca said...

Obrigado, Francisco.

O Candide levou-me a ler um livro que comprei aqui "The Last Day" de Nicholas Shrady. É uma história concisa da sociedade da época do terramoto e da tenacidade (e alguma barbaridade) de Sebastião Carvalho e Melo que vale a pena ler.

Não sei se existe tradução em português. Deve haver. O livro é relativamente recente. De 1908.

Abç

rui fonseca said...

"De 1908."

Errrrrado! É de 2008!