Sunday, December 05, 2010

BLOQUEADOS

A greve dos controladores aéreos espanhóis e a forma como o governo espanhol resolveu a questão lançou a confusão aqui, um porto de abrigo de pensadores bloqueados. A democracia está ameaçada: "São as engrenagens do austeritarismo em movimento. Estado de alarme sim, mas pelos sinais evidentes de perigo para a democracia", resume o apontamento do dia.

Note-se que, muito significativamente, para o autor do alarme é o austeritarismo que alavanca o autoritarismo e põe em perigo a democracia. O alarme, contudo, não mereceu, longe disso, o aplauso geral dos comentadores bloquistas. Vale a pena ler. 

Para além de a Castro Caldas, autor do apontamento, não merecer qualquer reparo o facto dos 442 controladores aéreos terem justificado  ausência ao serviço invocando doença (a conivência médica, nestes casos, não é apanágio de médicos portugueses) ficamos sem saber o que faria Caldas se a decisão para a resolução do problema lhe pertencesse a ele. Mas não é difícil deduzir: aceitaria as condições impostas pelos 442 atacados simultâneamente por doença súbita.

E apresentava a factura a Ângela Merkel.

No comments: