Tuesday, December 14, 2010

ACERCA DA INVERSÃO DO PODER

Oficiais da PSP acusam Câmaras de Lisboa e Porto de quererem dinheiro das multas.

Tantos anos depois de recuperada a democracia, as corporações ainda não entenderam que em democracia o poder pertence ao povo que o exerce através dos seus representantes eleitos em liberdade.
Os senhores oficiais da polícia não percebem, ou não querem perceber, que não lhes compete gerir os fundos pagos pelos cidadãos, qualquer que seja o enquadramento legal que lhes dá cobertura.
Os senhores oficiais da polícia são funcionários públicos e, nessa condição, devem obediência aos representantes do povo.
Se os senhores oficiais da polícia pretendem passar por cordeiros e iludir a boa fé do povo, devem mudar de rebanho. Tornando-se políticos.

A propósito: Há dias, em Zurique, uma cidade rica, observei que há quem se voluntarize para passar multas de estacionamento, cuja receita reverte, evidentemente, a favor do município. Esses voluntários recebem formação adequada e são investidos da autoridade de multar quem prevarica nos locais de estacionamento público: ou porque se esqueceram de pagar, ou porque estacionam onde não devem, ou porque estacionaram mais tempo do que é consentido.

Em Washington, capital federal dos EUA, as multas de estacionamento são uma das fontes de receita mais relevante da cidade.

Resultado: Tanto em Zurique como em Washington, para dar só dois exemplos, o trânsito flui sem dificuldade. O trânsito em Lisboa é uma confusão medieval comparada com as capitais dos países dos outros países europeus.

2 comments:

LEOLEO said...

" em democracia o poder pertence ao povo"

Enquanto pensarmos, que por de vez em quando irmos colocar um papelinho numa urna, que por cada um poder dizer as asneiras que lhe apetece , que por podermos escolher a telenovela que nos estupidifica tal como os big brothers , vivemos em democracia não haverá progresso.
Pois tal não passa de santa ingenuidade. É como pensar que a paz entre os homens é a que se encontra nos cemiterios.

rui fonseca said...

Leoleo,

Agradeço o comentário,econcordo com o que diz.
Mas isso não invalida o que afirmei:
"em democracia o poder pertence ao povo"

Não pertence aos polícias.