Tuesday, September 21, 2010

ANTES QUE O CRÉDITO SE ESGOTE

Neste momento,
Euro = 1,326 dólares = 1,322 francos suíços. 

Não é a primeira vez que o franco suíço ultrapassa a cotação do dólar, mas no contexto actual esta ultrapassagem, que coincide com a recuperação do euro relativamente às duas outras divisas, decorre do comportamento frouxo da economia norte-americana que poderá levar ao Fed a injectar mais liquidez no mercado voltando à compra massiva de dívida pública*. O franco suíço vê, em consequência, renovada a sua condição de refúgio. 

Já a recuperação da moeda europeia ficará a dever-se, para lá do bom comportamento da economia alemã, à determinação de Angel Merkel em não transigir nas exigências que colocou aos membros do euro mais fragilizados no mercado. 

Amanhã, Portugal vai de novo ao mercado. A evolução recente da moeda única parece poder funcionar favoravelmente baixando as taxas de juro que na emissão de anteontem atingiram o máximo desde a entrada de Portugal no euro. De qualquer modo, a factura dos custos da dívida  continuará a ser insuportável enquanto não for evidente a inflexão no crescimento do endividamento público e privado. 

Ao Governo português não resta alternativa senão avançar rapidamente com uma proposta de OE que, para além de convencer o PSD a aprová-lo ou a abster-se, convença os investidores de que Portugal irá mesmo cumprir os compromissos assumidos. Compromissos que teremos de pagar de qualquer modo porque se a dívida não se reduz, os juros subirão a níveis sufocantes e o crédito esgotar-se-á subitamente.

Angela Merkel pode mandar murros da mesa e não ser ouvida, mas os credores fazem-se ouvir quer queiramos quer não.

----

No comments: