Saturday, June 19, 2010

O INSUSTENTÁVEL PESO DOS INTERESSES INSTALADOS

Destaco da primeira página do Expresso: "Professores metem baixa para evitar exames".

Lamentavelmente, aqui está mais uma notícia que não é notícia porque é um facto recorrente: os professores usam e abusam das baixas médicas para se furtar a trabalhar, umas vezes porque não querem fazer exames, outras porque não lhes apetece dar aulas ou têm alternativas mais aliciantes do que fazer aquilo para que são pagos.

Evidentemente, estas práticas só são possíveis com a conivência de outros prestadores de serviços ao Estado: alguns médicos.

Numa sociedade decente, simuladores e coniventes veriam  os seus contratos imediatamente rescindidos. 

Em Portugal os professores ( a maioria?, não sabemos mas a classe pela forma corporativa como se defende condena-se na totalidade) não examinam nem querem examinados. Até quando vai permitir a sociedade a degradação do ensino que conduz também à sua degradação total?

Até quando os instalados, firmemente empregados, vão continuar a poder arredar os desempregados candidatos a trabalhar?

2 comments:

guardião said...

Numa sociedade decente não existem atestados médicos para justificar faltas ao trabalho. Ainda bem que os atestados só podem ser passados em exclusivo em organismos do Estado.

rui fonseca said...

"Ainda bem que os atestados só podem ser passados em exclusivo em organismos do Estado."

As baixas por doença são atestadas por médicos, alguns dos quais, lamentavelmente se prestam a fazer declarações falsas.

Impunemente.