Wednesday, May 19, 2010

DA TANGA AO TANGO

Um dia, o primeiro-ministro de então, considerou que o País estava de tanga.
Caíram-lhe em cima. O negativismo não é via para governar bem, argumentou-se e continuou-se alegremente a gastar "acima das nossas possibilidades". Quem acreditou no que disse foi o autor da consideração. Entre governar um país de tanga e presidir à Comissão Europeia, não hesitou e pôs-se ao fresco.
.
Até ao dia em que a dívida subiu até níveis que os credores julgaram excessivamente imprudentes e exigiram mais juros. Para cúmulo do desaire um dos maiores banqueiros portugueses (considerado, aliás, recentemente num inquérito realizado pelo Expresso o homem mais forte de Portugal)  disse que os grandes projectos não devem arrancar já e outro, o quinto ou sexto naquela escala, declarou hoje que o banco a que preside quer abandonar o financiamento do projecto TGV. Em conclusão: Temos o caldo completamente entornado. A partir daqui vai ser virtualmente impossível garantir a concretização do projecto que o PM  insiste a todo o custo levar desde já por diante.
.
Há poucos dias o PM regozijava-se, em Espanha, com o facto de ter agora um par para o tango.
Não sabemos ainda quem é na dupla o macho latino. De qualquer modo, os banqueiros mostram-se agora renitentes a continuar a encher os copos que animaram até agora a dança.
.
Se a festa não acabou, o tango agora dança-se de tanga.

No comments: