Tuesday, April 27, 2010

A CRISE E A OPORTUNIDADE

Tenho apontado repetidamente neste caderno que este governo (qualquer governo minoritário e monopartidário) não tem força política para poder concretizar as medidas que a situação requer.
O actual PM já deu provas de persistência, obstinação, resistência, de sobra. Falta-lhe a lucidez que o momento impõe. Lucidez para alargar a base de apoio partidário que permita afirmar e demonstrar aos credores e aos investidores que Portugal honrará os seus compromissos sem que terceiros compusivamente o imponham.
.
Passos Coelho* deu hoje um passo e espero que esse passo vá no sentido de resgatar Portugal pelos portugueses. Para já, fez o que devia: No dia em que as notícias dificilmente poderiam ser piores, o novo líder do PSD demonstra sentido de oportunidade e, aparentemente, de disponibilidade para ajudar à resolução dos problemas com que o país se confronta.
.
E espera-se que a partir de agora o PM não invoque a falta dessa disponibilidade para fazer o que deve. Menos obstinado e mais receptivo.
.
*Passos Coelho pede reunião de urgência com Sócrates
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, solicitou um encontro com carácter de urgência ao primeiro-ministro, José Sócrates. A reunião, terá como tema central a situação económica.

2 comments:

António said...

Nem quero imaginar o que teriam sido de forrobodó e escárnio na oposição e em todos os que ela representa, se houvesse maioria, estes seis meses.
A arrogância, a cegueira e a surdez ainda assim são demasiado altas.

Ainda há pouco estive a ver na TVE uma parte de um debate na Assembleia deles. Uma coisa que me despertou, foi a atenção e o respeito que o PM deles demonstrava enquanto um deputado da oposição falava. Possívelmente aquele ar sério, é mesmo natural e e o ar interessado devia demonstrar que ouvindo também se aprende. A bancada do lado do governo, tinha uma postura semelhante (sigam o líder!). Aqui, na mesma situação, parece um infantário na hora do recreio.

Agora pedem ajuda, talvez na expectativa da co-responsabilização.
Qual a percentagem total de votantes nas ultimas eleições?
Qual a percentagem de votantes no Ps?
O que é que isso representa?

rui fonseca said...

Para já houve algum resultado positivo, a julgar pelas declarações que ambos prestaram depois da reunião.
Veremos a evolução. Que depende também muito do que fizer (ou quiser fazer) a Alemanha relativamente à Grécia e a Grécia relativamente a ela mesma.