Wednesday, March 10, 2010

FEM - 2

Diz aqui o meu Amigo Luciano M. que "a reivindicação de aumento salarial (através de greves) é normal e legítima em qualquer parte do mundo".
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Normal será, mas apenas para aqueles que a podem fazer. E são sobretudo os sindicatos dos funcionários públicos que têm força para isso.Também é legal.
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Quanto à legitimidade, discordo que ela decorra do costume e da lei, nestes casos.
Na realidade, e conforme é fácil demonstrar, quando um governo decide aumentar os funcionários públicos acima do crescimento do rendimento nacional previligia um sector e prejudica outro. Se o crescimento do rendimento nacional é nulo ou quase, a transferência decorrente de um aumento ao funcionalismo público (ou às empresas cujos preços são regulados, não decorrem do mercado) é sugado ao sector privado.
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Há quem ganhe 600 ou 700 euros por mês no sector público? Claro que há. E no sector privado? Porque razão devem os que estão no sector privado pagar aumentos dos serviços públicos (sob a forma de aumentos do ordenados da função pública) acima dos aumentos do rendimento nacional criado por todos? É legítimo? Uma ova.
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Ouvi hoje na Antena 1 o presidente da TAP dizer que a greve dos pilotos (que pode decorrer de uma reunião esta tarde) não faz sentido nenhum, é uma coisa do século passado, apenas compromete ainda mais os resultados da empresa. Eu não diria tanto. Mas protesto na mesma. E protesto porque a TAP vive encostada ao Estado, portanto os aumentos que os pilotos reclamam tenho de ser eu pagá-los como contribuinte e não como passageiro.
É legítimo?
Por quê?
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A propósito, transcrevo a seguir parte de um artigo publicado no Economist desta semana:
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Perks and privileges
Even in the worst-hit countries, protests rarely come from the main victims of the crisis: the young, immigrants and temporary workers. Unemployment in Spain is close to 20%, but the loudest squeals have come from full-time workers arguing against raising the pension age to 67. Greek civil servants are mobilising to defend generous pensions that most of their countrymen will never enjoy. Other strikers include Greek tax collectors (whose bribe-taking is one reason why the country is broke) and taxi drivers furious over plans to make them issue receipts, keep accounts and pay taxes on their full incomes. Elsewhere, strikers have included French air-traffic controllers, said in a recent study by French state auditors to work fewer than 100 days a year—though nobody knows for sure, as their perks include shift patterns kept secret from senior management. It is perhaps no surprise to find that organised workers in positions of privilege, including many in the public sector, fight the hardest and squeal the most in defence of their benefits. But European governments know that they have been living beyond their means—and so, deep down, do most voters. Besides, hypochondriac Europe is stronger than it thinks. German manufacturing has weathered the crisis quite well, partly because Germany’s economy has become more Anglo-Saxon in recent years than its political leaders care to admit. Poland avoided recession altogether. Italy has escaped any upsurge in its deficit. France’s companies are in better shape than its public opinion. Just look at Renault: despite being hauled over the coals, it continues to make more cars abroad than at home. Politicians need to hold their nerve and make cuts. They should also remember what doctors have always known: those who shout loudest are not always the ones in the most pain.

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