Monday, February 08, 2010

OS ISLANDESES

Se há ainda alguém que pense ser exagerado considerar o sistema financeiro internacional como o maior casino do mundo, aconselha-se a leitura de Why Iceland?: How One of the World's Smallest Countries Became the meltdown´s biggest casualty.
---
Realço um pormenor: Em 2003 a economia islandesa foi submetida a três factores estimulantes: o investimento em projectos de capital intensivo para a produção energia para duas unidades de smelter de alumínio da Alcoa, liberalização da política monetária, privatização integral do sistema bancário. Os projectos de energia teriam um custo correspondente a aproximadamente 35% do PIB do país e começariam a gerar retorno a partir de 2007, o ano em que o sistema financeiro começou a ruir. A procura de mão-de-obra para estes projectos foi contratada com uma empresa italiana - a Impregilo - que recrutou trabalhadores em Portugal e na China para o trabalho árduo em paisagem gelada. A Impregilo, em desrespeito das leis do trabalho do país e locais, instalou os trabalhadores portugueses e chineses num estaleiro onde viviam isolados, sem quaisquer contactos com as localidades mais próximas.
.
Quando tanto se fala da concorrência chinesa com o sector português de baixa tecnologia esta convivência luso-chinesa em terras da Islândia parece paradoxal. Mas, provavelmente, não é tanto quanto parece.

No comments: