Sunday, February 14, 2010

FÁTIMA

Fátima tem 31 anos, era teenager quando emigrou de Marrocos para Cunit, nas proximidades de Barcelona, onde obteve um mestrado, é mediadora cultural no ayuntamiento local, onde trabalha essencialmente com os 1000 marroquinos residentes em Cunit. O pai de Fátima era sheik de uma mesquita em Marrocos, e Fátima usou lenço até há pouco tempo. Mas decidiu mudar, mandou o véu às urtigas e passou a andar de cabelo ao sabor do vento. E a conduzir o seu carro, ir jantar fora com os amigos. Como mediadora cultural, o seu exemplo virou a obdiência do rebanho ao avesso.
.
O que é que tu foste fazer Fátima?!
Cairam-lhe em cima o sheik e o presidente da associação islâmica do sítio com ameaças que já a obrigaram a passar pelo hospital com ataques de ansiedade. Chamado a pronunciar-se, o tribunal deu razão a Fátima e sentenciou detenções para os agressores. Amedrontou-se a presidente, socialista, do ayuntamiento, com um choque de civilizações em terreno tão apertado.
E quer que Fátima retire a queixa e vá à vida para outro lado. Os cunitenses, na sua grande maioria, porém, não estão de acordo com a presidente e apoiam Fátima.
.
Um busilis que os suíços resolvem, silenciosamente, com referendos. Há outras vias? Há, mas são piores.

No comments: