Monday, February 08, 2010

ACERCA DA PERVERSÃO DA DEMOCRACIA

A história não é inédita: Em Montgomery County, Maryland, USA, candidatos em eleições locais procuram o apoio do sindicato de professores, que conta com 11000 membros, pagando uma propina por esse apoio. Contrariamente à regra de serem os candidatos a receber apoios daqueles que, normalmente, esperam contrapartidas futuras dos vencedores, neste caso os candidatos começam a pagar à partida. E os resultados estão à vista:
.
Em 2006 a maioria dos candidatos pagou ao sindicato dos professores a contribuição máxima permitida por lei: 6000 dólares. Os candidatos ao Board of Education pagaram igualmente quantias avultadas. Ainda que as contribuições sejam voluntárias o estratega político do sindicato fez saber que os candidatos apoiados tinham o dever de contribuir. Receando as consequências, todos pagam.
.
Em 2003, em consequência de dificuldades orçamentais, o sindicato acabou por ceder relativamente às suas exigências salariais mas a presidente do Conselho do Executivo municipal não foi reeleita para o cargo e muito dificilmente manteve o lugar de membro no Conselho nas eleições de 2006. Este ano, com dificuldades orçamentais acrescidas, o sindicato redobrou as suas exigências e influências. Em consequência disso, dos 47 candidatos apoiados pelo sindicato, 42 foram eleitos para os lugares a que se candidataram.
.
No fim de contas, é o sindicato quem faz eleger aqueles que serão os directores dos seus membros, aqueles que aprovam o orçamento do município, os mesmos que aprovam os aumentos salariais dos professores.
.
Este sistema em circuito fechado tem permitido o crescimento exponencial dos salários dos professores: 23% de aumento para um professor médio nos últimos 3 anos, além de benefícios extraordinários de seguro de saúde e reforma.
Outros sindicatos importantes da função pública invocam agora os termos do contrato dos professores como referência para as suas reivindicações salariais, gerando uma espiral de concessões que o município não vai poder sustentar.
Para já o défice é de 600 milhões de dólares num orçamento de 4,3 biliões, quase 15%.
.
Apesar dos problemas financeiros que Montgomery County enfrenta o sindicato dos professores continua a exigir aumentos nas negociações em curso. Até ver.
.
Em exibição num cinema próximo se si.

No comments: