Sunday, January 31, 2010

VIVA A REPÚBLICA!

Sou* republicano por opção ideológica, que não por via láctea.
Salazar, que tanto seria ditador em regime monárquico como o foi em regime republicano, chegou a dizer que a questão do regime não se punha. No que concordo.
A República corresponde a uma evolução ideológica que se justificou no tempo da implantação e que hoje tem garantia de validade. A Monarquia é uma saudade não uma aspiração. Hoje dividiria mais do que uniria os portugueses. Espanha? Uma questão circunstancial (Franco).
A República não foi sufragada, e a Monarquia? É por isso que também não colhem argumentos como o dos custos do regime que, 'mutatis mutandis', se equivalem. Para mim o regime monárquico não só ofende como liquida o princípio não natural mas cultural da igualdade à nascença.
Num frente-a-frente ridículo na SIC de ontem um da causa monárquica (Gonçalo Câmara Pereira) argumentava 'se o rei não presta, liquida-se'. Linda solução ("aliás" já em tempos admitida pela ICAR).
Faço votos para que as comemorações centenárias não conduzam a extremar posições maniqueistas mas produzam estudos serenos sobre o que de bom e de mau aconteceu nos nossos últimos 100 anos.
.

No comments: