Thursday, January 14, 2010

POLUIÇÃO UNIVERSAL

impression of the Venus Express spacecraft separating from the Soyuz Fregat upper stage rocket after launch (ESA)
.
O nosso habitual, e não raro bem negro-humorado comentador António, colocava ontem aqui este aviso:
.
"Hoje ficámos a saber que ainda nenhum avião da Tap bateu na Lua, por mero acaso. Sabendo que eles conseguem voar do Porto até Faro, que é uma distância muito maior que da Terra à Lua, já podia ter acontecido, só não sei se foi por ser para cima, mas quando a Lua nasce a leste, podia ter acontecido. Está mais baixinha. Tenha cuidado, ao andar de avião!"
.
O aviso relacionava-se com a notícia de que um objecto não identificado iria passar a uma distância consideravelmente inferior (cerca de 128 mil quilómetros) aquela que separa a Terra da Lua (384.405 quilómetros). De qualquer modo, e mesmo considerando que Faro fica, apesar de tudo, um pouco mais perto, o aviso é de agradecer.
.
Procurei na net* outras informações sobre o estranho objecto e as conclusões são inconclusivas: tanto pode tratar-se de um asteróide como de lixo humano. Uma conclusão é, no entanto possível: a hipótese de ser lixo humano não é descartável. A aventura espacial começou há pouco mas a capacidade poluente do homem deixa marcas por onde quer que ele passe.
.
E se essa capacidade é tanta que pode colocar em risco a vida na Terra será que um dia colocará em risco o equilíbrio do próprio Universo?
Não exageremos, mas a questão surge.
---

2 comments:

António said...

A notícia não fala em 128 mil Quilómetros.
Fala em 128.
Daí pensar que Faro é mais longe que a Lua.

Anonymous said...

Agora já estou em condições de comentar.

Abraço
Artur