Saturday, January 23, 2010

FREEFALL*

A eleição do republicano Scott Brown para o lugar que durante 45 anos foi ocupado por Edward Kennedy ( comentado aqui e aqui ) está a provocar uma reacção dramática, pelo significado da figura substituída, pelo efeito que tem no equilíbrio de forças no Senado (os democratas deixam de dispor da capacidade de oposição à prática de filibuster do lado republicano) e pode pôr em causa o atingimento dos principais objectivos da agenta democrata, pela vaga de descontentamento crescente que pode gerar-se até às mid-elections em Novembro.
.
Como sempre sucede em circunstâncias semelhantes, analisam-se as causas e apontam-se os bodes expiatórios. Um deles, e provavelmente o mais controverso, é Ben Bernanke, o presidente da Fed ( Federal Reserve System), nomeado pela anterior administração republicano e considerado pela Time a personalidade do ano.
.
Bern Bernanke termina o seu mandato no fim deste mês e a sua recondução no cargo, que era tida com garantida ainda a semana passada, é agora posta em causa por alguns senadores democratas que não parecem dispostos a assumir o ónus de uma política que tem, no entender deles e de muitos outros, privilegiado os fautores da crise, de Wall Street, e esquecido a classe média da Main Street, onde o desemprego cresce para níveis não observados depois de 1976.
.
Para já, na Wall Street, as acções cairam amedrontadas pelas medidas anunciadas por Obama contra os interesses do Sistema. Por tabela, caíram também as bolsas de todo o mundo.
.
Mas há alternativa quando de quase todos os lados se denuncia o encaminhamento dos fundos injectados no sistema para a especulação e se torna muito claro que o sistema não se autoregenera mesmo na convalescença de um quase colapso?
----
---
* Título do livro mais recente de Joseph E. Stiglitz

No comments: