Monday, December 21, 2009

XEQUE AO REI - 6

O Presidente da República afirmou hoje que o País "rejubilaria" com entendimentos no Parlamento.
.
"Natal é tempo de esperança. Penso que não devemos perder a esperança de que o ano 2010 fique marcado na Assembleia da República por frutuosos entendimentos interpartidários. O país rejubilaria", afirmou Cavaco Silva, nas palavras que dirigiu ao Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama. Jaime Gama, os vice-presidentes da Assembleia da República, os membros da mesa da Assembleia e os líderes parlamentares apresentaram hoje os tradicionais cumprimentos de Natal ao Presidente da República, numa curta sessão no Palácio de Belém que durou menos de 10 minutos.
.
Obviamente, nem o PR nem os seus assessores acompanham o que comento no Aliás. E, no entanto, há muito tempo que venho afirmando que lhe competeria, nesta conjuntura difícil que o País enfrenta, promover o consenso interpartidário mais alargado possível para a adopção das medidas difíceis, e portanto impopulares, que se impõem e que, como já tanta gente consciente da situação confirma, quanto mais tarde forem adopatadas mais dolorosas serão.
.
Contrariamente ao que muitos pretendem, de ter um presidente apolítico, o regime semi-presidencialista consente e exige na hora que passa uma intervenção mais determinada e clara do PR. A alocução desta tarde aos líderes parlamentares é apenas um enunciado daquilo que deve ser feito e que a grande maioria dos portugueses reclama do PR.
.
Um Governo maioritário, nas actuais circunstâncias, e contrariamente ao que Cavaco Silva afirmou há dias, não pode levar a cabo as reformas e as políticas que se impõem. E mesmo um governo de maioria monopartidária absoluta também não.
---
correlacionados

2 comments:

António said...

Boa noite.
E ouviu o que disse o Jaime gama?
Então não é que o sujeito também resolveu entrar pela agenda do governo e do ps?

Saia já um cretino em busca dos seus dez minutos de fama a comentar e a criticar esta torpe ingerência do dr. presidente da assembleia desta republica.
Isto não devia poder continuar assim, tudo a meter o bedelho...
Primeiro, o presidente da republica, agora o presidente da assembleia da mesma republica, qualquer dia é o presidente do Benfica.

rui fonseca said...

"Então não é que o sujeito também resolveu entrar pela agenda do governo e do ps?"

Não li. Mas se é como diz, é um desaforo interno.