Tuesday, September 08, 2009

BEAUTIFUL BC

Quem sai de Vancouver para as Montanhas Rochosas pela autoestrada em direcção a Kamloops, perde algumas paisagens que os guias turísticos dizem serem deslumbrantes durante alguns quilómetros ao longo da costa mas tem de contar com mais um dia de viagem.
.
Pela autoestrada, a paisagem é de planície coberta de floresta densa de pinheiros do norte e várias espécies de folha caduca alternando com terrenos agrícolas, alguns vinhedos. A meio caminho, a paisagem muda subitamente, e deparamos com uma paisagem montanhosa despida e agreste. Passamos por Merritt, uma cidade junto às margens de um rio, onde quem passa não vislumbra razões económicas para tão grande aglomerado populacional ali. A atracção da vila devem ser os "rodeos" a avaliar para os cartazes colocados à beira da estrada.
.
Alguns quilómetros adiante a paisagem volta a ser de floresta, mas agora em montanha. Aparentemente, trata-se de florestação recente, a avaliar pela dimensão das árvores. Mas há insucessos: uma parte significativa das árvores está seca. A tentativa de florestação parece estar a ser contrariada pelas condições do terreno. Por falta de água, por ataque de algum bicharoco ou por causa de incêndios, o castanho e o cinzento alternam frequentemente com o verde dos pinheiros elegantes.
.
Em Kamloops não há nada que mereça referência. Ali juntam-se dois rios, e o nome da cidade traduz essa evidência natural na antiga linguagem dos povos que ali viviam quando chegarm os europeus para o negócio de peles.
.
A gastronomia é banal. Um dia, há vários anos já, fomos convidados por uns amigos para jantar num restaurante português de Newark na "rua dos portugueses", a Ferry St. Tivemos de nos aguentar com um bife enorme ,com um monte de batatas fritas, outro de arroz, outro de salada, um ovo estrelado e lagosta! Pensámos, na altura, que tanta desconformidade só podia ter origem na imaginação à solta do dono do restaurante. Aliás, diga-se de passagem, com muito sucesso por que a casa era grande estava a abarrotar.
.
Pois em Kamloops a especialidade era: "steak and lobster´s tail". Com batatas, salada, não tinha ovo estrelado. Não estava mal. Preço: equivalente a cerca de 28 euros, mas dá para dois europeus.

No comments: