Thursday, August 13, 2009

TÍTULOS DO DIA

Economia portuguesa cresceu 0,3 por cento no segundo trimestre
AEP considera “muito positiva” saída de Portugal da recessão
Nogueira Leite diz que crescimento da economia é bom sinal
Crise em Portugal "já bateu no fundo", considera o economista João Duque
PIB da zona euro com quebra ligeira entre Abril e Junho
Alemanha e França regressam a cenários de crescimento
Os dados do INE (pdf)

5 comments:

António said...

Os combustíveis estão a subir, devem ser esses os sinais.
E nota-se muito bem o país a fervilhar de energia, fábricas e fábricas a abrir todos os meses.
As pequenas empresas estão a dinamizar fortemente as economias locais, a construção civil está quase ao rubro, a industria metalurgica malha forte e feio. Todos os dias são lançados à água novas embarcações de pesca e navios mercantes. A industria automóvel e subsidiárias estão a aumentar as linhas de produção para dar resposta ao crescente numero de pedidos de carros novos.
Amanhã, estará bom tempo, nem frio nem calor, agora não arde nada, e os centros de emprego estão às moscas.
Mais um comunicado do
Kim Sung local, o grande lider do Ocidente e até da CEE, também conhecido pelo Grande mMnipulador.

Rui Fonseca said...

Caro António,

Desta vez não concordo consigo.

É verdade que a crise está bem longe de ser considerada ultrapassada mas há sinais positivos por toda a parte.

O que é melhor que o contrário.

Lamentavelmente, também é verdade que nós temos duas crises às costas: a global e a nossa. E quando a primeira for embora continuaremos a ter de enfrentar a segunda.

Mas mais vale uma só que duas, não?

António said...

Mas mais vale uma só que duas, não?

Se você o diz...
Mas diga-me onde estão os sinais positivos.Talvez por estarem demasiado espalhados, estão por toda a parte, não consigo ver coisa de jeito. Vejo o petroleo a subir e os combustíveis idem, deve ser isso.

António said...

Entretanto, fui à pesca e saiu isto.
Ora veja lá:

Estamos a cair 3,7%..... tudo o resto é mentira

Ainda sem conhecer os detalhes dos últimos dados apresentados pelo Governo relativamente ao crescimento do PIB, há que desmistificar algumas afirmações:

* O ( erradamente chamado) "crescimento" trimestral de 0,3% significa antes uma queda anual de 3,7%. O que aconteceu foi um decrescimento menor da economia no 2º trimestre face ao 1º . A quebra abrupta, estabilizou, mas continuamos a cair em termos anuais. Ou seja estamos quase 4% mais pobres daquilo que estávamos no mesmo trimestre do ano passado;

* Este crescimento surpreendente, na prática é uma correcção técnica a um movimento de queda abrupto recente. Grandes quebras têm muitas vezes como consequências correcções também elas significativas;

*
* Por efeitos de sazonalidade, o 2º trimestre é sempre mais favorável para a economia do que o 1º trimestre. Nos últimos 10 anos, a taxa de variação trimestral foi sempre superior relativamente à do 1º trimestre. O 3º trimestre terá muito provavelmente uma taxa trimestral negativa ( again);

* Sem ainda ter os dados detalhados, imagino que estes valores foram possíveis por um decrescimento acentuado das importações e alguma estabilização do consumo privado. Seria importante ver o que aconteceu com o investimento e exportações. Esperamos ansiosamente pelos dados.



O Eng. Sócrates, parece estar fechado, enclausurado, não sai à rua. Imagino que hoje, aparecerá todo bem disposto a reclamar que agora o caminho só poderá ser positivo para Portugal e para os Portugueses, que as politicas do Governo estavam correctas e que ( quem sabe vitimizando-se) a crise foi uma cabala.





PS No mesmo site do INE vejo que os custos laborais cresceram 4,7% quando comparados com o mesmo trimestre do ano passado. Isto é resultado de mais uma politica irresponsável do Governo Socialista - quando os tempos eram de crise profunda, quando as empresas já passavam dificuldades, quando havia certezas que era preciso controlar o deficit - o governo aumentou os funcionários públicos em 3% tendo este aumento um efeito de inércia sobre o sector publico estatal e posteriormente sobre as empresas. Se tínhamos já um problema de competitividade, este foi substancialmente agradado, dificultando o investimento privado e a criação de emprego por parte das nossas PME´s.

Rui Fonseca said...

"Estamos a cair 3,7%..... tudo o resto é mentira"

Nem tudo.

A crise global apresenta sintomas de inversão da tendência que até há pouco tempo eram inesperadas. É o que dizem os indicadores publicados referentes às prinipais economias mundias, nomeadamente dos EUA, Alemanha, França.

Se os 0,3% são muito pouco para compensar a queda observada até agora também é verdade que é melhor que sejam positivos que negativos, ainda que a diferença seja pequena.

E ainda que os problemas estruturais da economia portuguesa continuem por resolver.