Friday, August 14, 2009

MITOS DA BOLA

O negócio do futebol é o futebol.
O futebol não é um grande negócio. Nem um bom negócio. E há dúvidas de que seja um negócio. "O negócio do futebol é o futebol".

É um grande negócio
Basta comparar os clubes com as cotadas. Ou o Real Madrid com a Shell
Na temporada 2008/2009, o Real Madrid liderou o "ranking" Football Money League elaborado pela consultora Deloitte, com receitas de 325 milhões de libras (cerca de 379 milhões de euros). Um valor "simpático" mas muito pequeno quando comparado com o da maior empresa cotada na bolsa londrina. A Royal Dutch Shell encerrou 2008 com receitas de 458 mil milhões de dólares (323 mil milhões de euros).

É um bom negócio
Perto de metade dos clubes já passou por processos de insolvência O futebol não é apenas um pequeno negócio. É também um mau negócio. "Qualquer pessoa que passe algum tempo dentro do mundo do futebol rapidamente descobre que, tal como o petróleo faz parte do negócio petrolífero, a estupidez faz parte do negócio futebolístico". "Não admira que entre 1992 e Maio de 2008, mesmo antes do colapso financeiro, 40 dos 92 clubes profissionais de Inglaterra tenham estado envolvidos em processos de insolvência, alguns mais do que uma vez".

É um negócio
Os autores do livro têm dúvidasDepois de concluírem que o futebol não é um grande negócio, nem um bom negócio, Simon Kuper e Stefan Szymanski ficam com dúvidas. Será que o futebol é mesmo um negócio? Os autores olham para o exemplo de Alan Sugar, que em 1991 se tornou presidente do Tottenham. O seu objectivo? Conseguir que o clube vivesse com os meios de que dispunha. Nem pensar em transferências milionárias. "Ele manteve a sua palavra". Mas dez anos mais tarde, os fãs odiavam-no, o clube só tinha conseguido ganhar uma Taça da Liga e passou a maior parte do tempo no meio da tabela. E conseguiu apenas um lucro de 2 milhões de libras por ano nos primeiro seis anos. Gerir uma equipa de futebol com o objectivo de fazer dinheiro é uma causa perdida. Os lucros privam o clube de dinheiro que poderia ser gasto na equipa. "O negócio do futebol é futebol".

É um negócio instável
Os clubes raramente vão à falência Em 1923 a Liga Inglesa de Futebol era formada por 88 clubes. 84 anos mais tarde, na temporada 2007/08, 97% dessas equipas ainda existiam. E a maioria delas (48) permanecia na mesma divisão. O mesmo não se pode dizer das 100 maiores empresas do mundo. Nas últimas oito décadas, quase metade desapareceu. Enquanto outras mudaram de sector ou de localização. "Quase todos os clubes profissionais de Inglaterra sobreviveram à Grande Depressão, à II Guerra Mundial, a recessões, directores corruptos e gestores pavorosos. É uma história de estabilidade extraordinária". "Apesar de serem geridos de forma incompetente, são um dos negócios mais estáveis ao cimo da Terra", concluem Kuper e Szymanski. Transferências milionárias não implicam bons desempenhos. O desempenho de uma equipa depende mais do valor dos salários O jogador português Cristiano Ronaldo foi, este ano, protagonista da mais cara transferência do futebol mundial. Este facto, por si só, não garante, no entanto, que o Real Madrid venha a ter um desempenho superior ao de outras equipas. Kuper e Szymanski analisaram as transferências e os salários pagos aos jogadores de 40 clubes ingleses, entre 1987 e 1997, e concluíram que o valor das transferências não tem muito impacto no desempenho da equipa e no lugar que esta vai ocupar no campeonato. O que faz mesmo a diferença são os salários pagos aos jogadores. Quanto mais elevados forem os salários, mais elevado será o lugar que a equipa vai ocupar na tabela de resultados. "Enquanto o mercado de salários é muito eficiente - quanto melhor for o jogador, mais ganha -, o das transferências é ineficiente. A maior parte das vezes, os clubes compram os jogadores errados." .

Bons jogadores dão bons treinadores
A melhor prova de que é um mito é o sucesso de José Mourinho
E qual o segredo para um jogador falhado ser um bom treinador? "Mais tempo para estudar", esclareceu Mourinho.

Simon Kuper e Stefan Szymanski Simon Kuper é jornalista de desporto no "Financial Times". Stefan Szymanski é economista e dá aulas na Cass Business School, em Londres.

No comments: