Saturday, July 25, 2009

OVELHA NEGRA

SEXTA FEIRA, 24
.
Fernando Ulrich é um banqueiro heterodoxo. Contrariamente ao perfil normalmente vestido pelos seus pares, o CEO do BPI não se resguarda na torre corporativa e ataca as situações que lhe parecem negativas para o sistema financeiro e os agentes de actos que considera condenáveis . Merece aplausos.
.
Ontem, mais uma vez, Ulrich não se coibiu de imputar responsabilidades ao Banco de Portugal e à CMVM pelas falhas de supervisão, também, no BPP, e ao Governo pela forma como o processo de resolução se tem arrastado ao longo dos meses, provocando uma "relevância sistémica" de uma "ovelha negra", o BPP, que prejudica a imagem do sector. Dirigiu ainda críticas duras à intervenção do Ministério das Finanças pela inclusão dos "depositantes de retorno garantido" da "ovelha negra" ao abrigo do Fundo de Garantia de Depósitos para investimentos em produtos com risco.
.
Numa terra de bonzos, as críticas de Ulrich correm o risco de se perder no meio desta indiferença pastosa que caracteriza as instituições de supervisão do sistema e da justiça. Nenhum dos seus pares até agora o apoiou, ninguém contesta nem ninguém se defende. Até onde deve levar Ulrich os adjectivos para provocar o leventar da pálpebra de algum deles?

No comments: