Tuesday, May 19, 2009

VÍCIOS DO SUL

Presidente do Parlamento britânico apresentou a demissão
O presidente do Parlamento britânico, Michael Martin, disse hoje que se vai demitir a 21 de Junho, depois de o seu desempenho ter sido posto em causa devido ao escândalo de apresentação indevida de despesas por vários deputados.
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Como será que os nossos passariam numa investigação destas?
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Perfeitamente. Aliás, já passaram.
Muito antes dos britânicos. O Presidente da Assembleia da República manteve-se em funções e os deputados que haviam apresentado facturas falsas de viagens, salvo um deles, foram ilibados por terem prescrito os processos, conforme informação da Procuradoria-Geral da República de 2/12/1998:
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"f) Viagens de Deputados
O inquérito foi iniciado em 1995, com base em certidão extraída de um processo em que foi julgado e condenado um Deputado à Assembleia da República.
Não existindo, à data da abertura do inquérito, suspeita sobre factos concretos, a investigação foi delimitada com base no período compreendido entre Outubro de 1986 e Dezembro de 1989 (nesta data, uma deliberação da Assembleia da República alterou os procedimentos relativos a viagens).
Designados os peritos, obteve-se um primeiro relatório que definiu a tipologia dos procedimentos, identificou as irregularidades e os modus operandi e demarcou um conjunto de actos a investigar.
A duração do inquérito deve-se à complexidade dos exames periciais, em larga medida resultante da inconsistência e dispersão de elementos documentais.
À medida em que se mostram concluídos os relatórios periciais com individualização de factos, são autonomizados os inquéritos.
Foram arquivados, por prescrição do procedimento criminal, 3 inquéritos, relativos a factos ocorridos em 1986 e 1987.
Nestes casos, os factos chegaram ao conhecimento do Ministério Público mais de 9 anos após a sua ocorrência, sendo inevitável a prescrição, face àquela jurisprudência.
Admite-se que, nas mesmas circunstâncias, possam vir a prescrever cerca de uma dezena de casos relativos a factos praticados em 1986 e 1987.
Foram deduzidas, até à data, duas acusações
."
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Anteciparam-se os nossos parlamentares aos membros do parlamento britânico em mais de 20 anos! E, como é normal em Portugal, não aconteceu quase nada. Foi julgado e condenado um deputado. O que é também uma prática normal: de vez em quando, alguém é apanhado, e expia, frquentemente em regime preventivo ou suspensivo, as culpas do bando todo.
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O facto nada tem de surpreendente, uma vez que é sobejamente conhecida a supremacia da vigarice dos europeus do Sul relativamente aos do Norte. O que é surpreendente, talvez, é o facto de não estarem os do Sul a optar pelos caminhos mais lisos do Norte mas estarem os do Norte a enveredarem pelos caminhos menos lisos do Sul. Surpreendente, e preocupante para quem preza a lisura na vida.
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Em todo o caso, ainda há quem no Norte se demita por vergonha. Em Portugal, quando estas coisas acontecem, ninguém se demite e, quase sempre, vê o mandato renovado. Vivemos num Estado de Direito, argumenta-se, temos de confiar nas Instituições, na Justiça, até prova em contrário somos todos inocentes.
Demasiadamente inocentes.

3 comments:

A Chata said...

Tem razão Rui.
Onde é que eu estava com a cabeça ao pensar que neste país, onde todos 'dormem' com todos na mesma 'cama', uma denuncia destas levaria a alguma coisa de concreto e positivo?

Haveria processos ao jornalista, desmentidos, 'fugas' ao segredo de justiça, debates, tele-jornais e no fim, um 'pato' para pagar e/ou um arquivamento.

Achei piada à afirmação, por parte so lord Falconer
"I think what is now going to happen is that the police will investigate.
"That investigation will take time. If there are prosecutions, the trials will take time.
"This is an issue that is going to be with us not just when The Daily Telegraph stop running their stories or the publication of invoices takes place in July, it is going to be with us for 18 months or two years."

18 meses ou 2 anos para investigar e julgar é muito tempo, muito tempo...

A Chata said...

Algo estranho e que me fez rir

'Marriage hunting' bra unveiled in Tokyo

08:26, May 19, 2009


A model displays lingerie maker Triumph International's new "Konkatsu Bra", literally meaning "marriage hunting" bra, during an unveiling in Tokyo May 13, 2009. The bra features a marriage countdown clock showing the marriage deadline set by the wearer and when an engagement ring is inserted between the cups the melody of "The Wedding March" is played to celebrate the engagement. The characters on the bra read, "now hunting for a husband".

http://english.peopledaily.com.cn/90001/90783/6660336.html

Veja a foto que vale a pena.

A Chata said...

Mais umas coisinhas que passaram a ser Made in China

Giant oil tanker "Front Queen" delivered in Shanghai
15:02, May 19, 2009

On the morning of May 18, the 297,000 dead-weight-ton (DWT) VLCC (Very Large Crude Carrier) "Front Queen", which was built by Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding (SWS) for Norway-based shipping company Frontline Limited, was officially named and delivered. To date, SWS has built and delivered a total of 100 ships with gross DWT of nearly 16.5 million.
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The world's sixth generation 3000-meter deep-water semi-submersible drilling platform, which is being built by SWS, is China's first independently-designed and built deep-water semi-submersible drilling platform, and the most advanced in the world. It has filled the gap in the development of super-large deep-water drilling equipment in China.

http://english.peopledaily.com.cn/90001/90776/6660884.html


First China-assembled A320 test flight successful

An Airbus A320 plane takes off from Binhai International Airport during a test flight in Tianjin, north China, May 18, 2009. The plane is the first assembled at the Tianjin Airbus A320 assembly factory. It underwent a test flight of four hours and 10 minutes on Monday. (Xinhua/Liu Haifeng)
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"I am confident that the plane will be delivered to Sichuan Airlines by the end of June as scheduled," said Jean Luc Charles, General Manager of the Airbus (Tianjin) Final Assembly Line Co. Ltd (FALC), after the test flight.

He also said that this A320 assembled in China unquestionably demonstrated the same quality and performance as those assembled and delivered in Hamburg or Toulouse.

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Boeing and Airbus currently dominate the world's large airplane market, and only manufacturers in the U.S., Europe and Russia own the technologies to build such planes.

China, however, is actively developing such technologies. The country set up its first ever jumbo passenger aircraft company in Shanghai in May, 2008, taking a major step forward in its large jet program.
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http://english.peopledaily.com.cn/90001/90783/91300/6660399.html