Sunday, April 05, 2009

DIÁLOGOS SEM SENTIDO

Não gosto dos espanhóis mas reconheço que foi uma desgraça termos ficado independentes de Espanha. Com salários médios muito superiores aos nossos, com salários mínimos mais elevados, teríamos tudo a ganhar se nos integrássemos em Espanha.
.
Em qual delas?
Estamos integrados no mesmo espaço económico, podemos passar a fronteira quando nos dá na real gana, não temos de cambiar moeda, podemos viver em Espanha e trabalhar em Portugal e vice-versa, em que é que a nossa integração política em Espanha poderia alterar a nossa sorte colectiva?
.
Teríamos melhores políticos, melhores leis, melhores polícias, melhores juízes.
.
E o que se faria dos portugueses?

2 comments:

aix said...

teríamos tudo a ganhar se nos integrássemos em Espanha". Quem é o brilhante citado?Teríamos desde quando?Desde 1143?Desde 1385?Desde 1640?Desde 1980(CEE)?Desde agora(crise)?Acaso a História de Portugal é menos nobre que a de Espanha em termos culturais, de realizações,de pensadores,de descobridores, de cientista,de poetas? Há, de facto,um sector onde somos abundantemente batidos: o da santidade.Não tivemos um Inácio de Loyola,um Domingos de Gusmão,um João da Cruz,um Escrivà de Balaguer:que lhes façam bom proveito.É simplesmente vergonhoso que, quando regiões lutam (plítica e militarmente) pela sua
independência haja cretinos a renegar os feitos dos que,com tenacidade,esforço e valor,nos legaram uma cultura que outros tanto admiram.Parafraseando o outro:louvaremos os mortos quando os vivos os não merecerem

Rui Fonseca said...

Caro Francisco,

Obrigado pelo comentário.

Como bem sabes, há muita gente em Portugal a pensar que a independência prejudicou o nosso crescimento económico e social.

E é bem provável que isso tenho sido verdade no passado; no presente, a integração política não nos traria quaisquer vantagens.

Se não resolvermos, nós mesmos,os nossos problemas não serão, certamente, os outros que os resolvem.