Thursday, January 22, 2009

GUILHOTINA?

A guilhotina parece-me excessiva.
Mas o artigo do Telegraph que a nossa Amiga A., sempre muito atenta, refere na caixa de comentários ao post anterior, dá bem conta do estado de ânimo de revolta que já tomou conta de muita gente em todo o mundo.
.
Eu próprio, desde o início desta crise que a ganância e o crime de abuso de confiança potenciou em escala nunca antes vista, fui levado em alguns comentários neste meu caderno de apontamentos, a alguma proposta mais radical. Penso que o autor do artigo do Telegraph foi levado pelo mesmo sentimento de protesto extremo a reclamar a guilhotina para os culpados e beneficiados do desastre. Mas não creio que estivesse a pensar que o corte de cabeças seja a solução mais adequada para remediar os estragos. A guilhotina reflecte, neste caso, apenas a sede de justiça que parece não haver intenção de saciar.
.
A justiça deveria ser mais célere e mais equânime: Bastava, como comentava A. ainda há pouco tempo, que os culpados fossem julgados segundo as mesmas leis que condenaram a mulher que furtou um pão no Lidl.
------
We have every right to be angry with the bankers Bosses who wrecked rock-solid institutions walked away with millions - leaving us to pay for their folly.
By Philip Johnston
21 Jan 2009...
Beyond the sheer incredulity, there is anger that the people responsible have cushioned themselves financially against the privations that their recklessness will induce in millions of others. ...And it is not only the bankers we want to see on their way to the guillotine: they should be joined by the regulators who either turned a blind eye to what was happening or were simply incapable of finding out. Were they knaves or fools?
.

2 comments:

A Chata said...

Icelandic protests continue in Reykjavik

http://www.telegraph.co.uk/news/picturegalleries/worldnews/4314058/Icelandic-protests-continue-in-Reykjavik.html

Veja estas fotos.
Sobretudo a primeira tem laivos de tomada da Bastilha.

Tambem acho que a guilhotina é excessivo mas, temo que nem toda a gente pense assim.

Rui Fonseca said...

Obrigado
Vou colocar a primeira.