Wednesday, January 21, 2009

EXUBERANTE IRRACIONALIDADE

Ontem, dia da Inauguration, as bolsas caíram desalmadamente nos EUA. O índice S&P 500 caiu 5,28%. É curioso, no entanto, notar que o dia da Inauguration tem sido marcado por quedas nas últimas décadas. Nenhuma atingiu, contudo, a dimensão atingida ontem. Carter viu a sua posse maracada por uma queda de 0,85%; Reagan, queda de 2%; George H W Bush, queda de 0,1%; Clinton, queda de 0,4%; George W Bush, sem alteração.

O índice médio Dow Jones industrial desceu abaixo dos 8000 pontos, reflectindo uma queda de 4%, a sua pior performance em dia de Inauguration desde a sua criação há 124 anos. O Nasdaq acompanhou a tendência do Standard & Poor´s 500 atrás referida, e caiu mais de 5%.

Um comportamento tão dissonante com o entusiasmo transbordante de 2 milhões de pessoas que acorreram de todo o lado da União para aclamar Obama deveu-se, segundo os analistas, ao desencanto dos investidores com as notícias de agravamento dos problemas na indústria, a insufiuciência da resposta do governo e do plano de recuperação.

Por outro lado, a possibilidade de nacionalizações da banca, em debate por todo o lado, em consequência do anúncio de péssimos resultados dos grandes bancos, abala imparavelmente a confiança dos investidores.

HOJE, as principais Bolsas dos Estados Unidos recuperaram, encerrando em terreno positivo, impulsionadas pelo maior ganho dos últimos dois meses no grupo dos títulos financeiros dada a convicção de que o plano Barack Obama vai revitalizar a banca.

Entretanto, o petróleo dispara mais de 7%.

Só não percebe isto quem não frequenta Casinos. Suponho eu.

No comments: