Friday, January 09, 2009

CRISE DE CONFIANÇA POR CRIME DE ABUSO DELA - 2

As notícias de escândalos gordos continuam, imparavelmente.
.
As últimas chegam da Índia, onde as cotações caem desalmadamente em consequência da revelação de mais um caso de falsificação de contas em larga escala.
.
Continua, no entanto, muito generalizada a ideia de que é urgente reformular a macroeconomia, quando o que me continua a parecer é a necessidade de rever de alto a baixo os sistemas de auditoria das empresas e de avaliação da consistência das suas contas e o quadro sancionatório dos prevaricadores e daqueles que, por omissão, negligência ou incompetência, tendo aceite a nomeação ou a eleição para cargos de responsabilidade de fiscalização, consintam a
ocorrência de fraudes ou não cumprimento das leis e das regras.
.
Se a confiança é imprescindível às relações comerciais e, portanto ao funcionamento dos mercados, quaisquer que eles sejam, é elementar que se garanta a afinação permanente dos meios que sustentam os elos de confiança entre as instituições, as empresas, os indivíduos.
.
Provadamente, nos últimos tempos tem-se observado que o laxismo generalizado ocasionou a fraude monumental que abalou (e continua a abalar) a economia.
.
Há alguma análise mecroeconómica que possa sustentar-se na viscosidade do logro? Há alguma política macroeconómica que possa orientar-se em terrenos de lodo?
.

No comments: