Friday, December 05, 2008

MÃO INVISÍVEL

Ouço esta manhã na Antena 1 que foi assaltada uma ourivesaria em Paris tendo sido roubadas jóias no montante superior a 85 milhões de euros. A mão, ou mãos, invisível conseguiu ludibriar os sofisticados sistemas de segurança e deixar o local sem pistas para a polícia.
.
É por demais evidente que não era esta a mão invisível referida em A Riqueza das Nações, embora, estranhamente, haja quem pareça fazer confusão entre as duas.

7 comments:

António said...

Boa tarde.
Daqui a algum tempo aparece um filme com a história deste golpe.
Ficamos todos a saber como foi e transmite-se conhecimento a possíveis interessados em aprender como se faz.

Rui Fonseca said...

Caro António,

Não penso que os criminosos necessitem de filmes para arquitectarem as suas aventuras.

A realidade, geralmente, execede a ficção.

Dizendo isto não digo que a televisão, o cinema, a literatura não ponham a fervilhar muitas imaginações pouco sadias e algumas necessitadas.

António said...

Caro Rui, boa noite.
Postas as coisas por esse prisma, estaríamos a falar como o famoso coronel Jacinto da Gabriela, que dizia que o cinema era a causa de todos os males. Já houve quem dissesse o mesmo da televisão, hoje fala-se dos video-games e eu acho que é um facto que a violência vista influencia a a violência vivida ou a viver.
No seu tempo, fumar era um must. No meu, apareciam os mais famosos a tirar um excelentíssima passa num sagres, num porto ou num sg.
Você fuma?
Sugestão:
Elenco para o filme "Assalto à Ourivesaria em Paris":
Robert de Niro
O resto do elenco de "Ronin"
Talvez juntasse também o Brad Pitt.
Que tal? Daqui a uns anitos, depois de todas as edições piratas do filme em dvd, bem espiolhadas pelos potenciais candidatos a Robert de Niro & C.ª, a bófia terá muito mais condições de esmifrar as falhas cometidas pelos também piratas do assalto. Isto é: até nos assaltos somos foleiros. A foleirice maior, é usar armas e matar.
Como vê, posso ser optimista e continuar a ser pessimista.
Até como assaltantes, os tugas não têm categoria nenhuma.
Para fazer um assalto, não são precisas armas.
Mas temos também do melhor do mundo nesse campo profissional.
Ser banqueiro, político na reserva, BMW 7, colarinho branco e punhos de renda. Aí batemos record's. Não é um milhão, são muitos milhões.
E aldrabões? Como se chamará àquela coisa das Minas de Aljustrel? E a quem promove semelhante solução? Os mineiros, mais uma vez foram aldrabados.Não concorda, pois não?
UF! Hoje alonguei-me. Tem dias...

Rui Fonseca said...

"E aldrabões? Como se chamará àquela coisa das Minas de Aljustrel? E a quem promove semelhante solução? Os mineiros, mais uma vez foram aldrabados.Não concorda, pois não?"



Bom dia António!

A mim, cheira-me a esturro mas não sei de onde vem o cheiro. V. sabe?

PS - Não fumo mas já fumei. Desisti no dia em que a minha filha nasceu.

António said...

O cheiro a esturro vem do péssimo cozinhado que foi reactivar as minas. Deram subsídio, o cacau acabou e ala que se faz tarde. Agora repete-se a receita. É tudo mentira.
A empresa "compradora" não tem vocação para a mina e está apenas a pagar o favor que lhe fizeram com a coisa do biodiesel, dando a cara para safar o ministro e o governo.
Mas dá só isso, porque vai receber também um subsídio que lhe permita manter aquilo em funcionamento até uma data que nós sabemos.
Vão ser torrados ou esturricados mais uns milhões que saem do nosso bolso para o bolso dos amigos dos amigos...
Quem vai ficar preto com tanto esturro sei eu quem é. E você também.Coitados.

Quanto a fumar, você pegou no cigarrito, influenciado por outrem.
Se não fosse assim para que serviria a publicidade?
Com a gatunagem é igual. São gatunos porque querem ter sem trabalhar. Para isso fazem assaltos. À falta de manuais impressos, há os filmes que são um método de ensino muito melhor.
Aprende-se e tenta-se aplicar. Se der, deu.
Bom descanso.

Rui Fonseca said...

"A empresa "compradora" não tem vocação para a mina e está apenas a pagar o favor que lhe fizeram com a coisa do biodiesel, dando a cara para safar o ministro e o governo..."

O meu Amigo é bem capaz de acertar em cheio.

Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos mas receio que terei um dia destes de lhe dizer:

Bingo!

António said...

Não tenha receio nenhum. Pode ser já.
(presunção e água benta não me falta.Calo no -- também não.)