Tuesday, December 30, 2008

MAIS ESTADO, PIOR ESTADO


Presidente da República promulgou Orçamento de Estado para 2009
Carga fiscal aumentou no ano passado para o nível mais elevado em 13 anos
Obras públicas até cinco milhões de euros podem ser feitas por ajuste directo
Nos próximos dois anos, as obras públicas cujo valor não exceda os 5,15 milhões de euros podem ser atribuídas a uma empresa ou consórcio de empresas por ajuste directo, aprovou hoje o Conselho de Ministros.
.
A crise de que tanto se fala vai ter as costas largas. Com uns desdobramentos tácticos é obrar sem esperar por concursos.
.
Se a ordem vai ser gastar, gastar, gastar para não arrefecer, daqui a um ano teremos os motores da economia irremediavelmente gripados. E lá teremos de voltar outra vez com ela a uma reparação dolorosa.
.
A grande incógnita do momento vai ser a reacção do PR num ano de crise e de eleições à desfeita do partido do governo, e das oposições, nomeadamente daquela que foi o seu partido, na questão do Estatuto dos Açores. Presumo que, mais isolado que nunca, o PR, desvinculado da cooperação estratégica por denúncia do governo, vai exercer o resto do seu mandato comandado por um grande grau de exigência. E ou o eleitorado adere às suas posições e ele recandidata-se a a um segundo mandato sem aceitação do apoio de qualquer partido ou fica-se, desiludido, por este.
.
Nesse caso, PSLopes será candidato. Manuel Alegre, o outro.

No comments: