Monday, December 08, 2008

HETERODOXIA

Depois de ter praticamente concluido o team da nova administração norte-americana, onde é saliente a chamada de rivais, Barak Obama já definiu algumas prioridades e níveis de intervenção na recuperação económica dos EUA.
.
E avisou: Aqueles Estados, republicanos ou democratas, que decidirem não adoptar as políticas propostas e, consequentemente os fundos disponíveis, libertarão esses meios para aqueles que aceitarem o programa de intervenção global.
.
Ainda falta mais de um mês para a "inauguration" mas para quem herda uma situação excepcionalmente complicada continua a ser, pelo menos, esperançosa a determinação e a heterodoxia de Obama.
.
Na ordem externa, as alterações serão mais lentas e menos radicais. Os EUA vão desafiar o mundo, e em particular a Europa, a participar na segurança global.
.
A propósito das políticas propostas por Obama para fazer sair a economia norte-americana da crise, Paul Krugman publicou no seu blog, há duas semanas, dois artigos - The Keynesian moment e Was the Great Depression a monetary phenomenon? - que suportam a política expansionista de Obama e contrariam a ideia que a política monetarista possa, só po si, inverter a tendência depressiva que caracteriza o actual momento.

No comments: