Monday, November 17, 2008

TABUADA


" A física é uma ciência...Prestem atenção: ciência! Lembrem-se dos acentos...
...
Suávamos todos. Mas limpávamos pressurosamente as mãos à camisa, não fôssemos borrar a escrita, que havia de ser vista e classificada pelo senhor Inspector, como tínhamos sido solenemente avisados.
...
Mas a canalha miúda, que retomara a voz, não queria saber de desgraças, e seguia cantando monotonamente:

Bê-á-bá; bê-é-bé; bê-i-bi; bê-ó-bó; bê-u-bu; três vezes um, três; três vezes dois, seis; três vezes três, nove; três vezes nove, vinte e sete...
...
E mais ou menos assim acabava aula da manhã."
.
Ocorreu-me este texto de Torga (A Criação do Mundo) a propósito de uma entrevista publicada no Público a Ron Aharoni, autor de "Aritmética para Pais", livro lançado hoje em Lisboa. Segundo o autor, "para aprender matemática é preciso bons professores, bons manuais, saber a tabuada, fazer uma coisa de cada vez e só passar à seguinte depois de compreender a primeira."
.
A receita não é original, Nuno Crato, por exemplo, tem referido muitas vezes a memorização, a começar pela da tabuada, como um factor essencial à aprendizagem da matemática. Tal como no tempo em que Torga frequentou a escola primária, há quase cem anos.
.
E recordei-me também, mais um vez, da minha fracassada experiência de explicador de aritmética.
Tinha então dezasseis anos, e o senhor Fernandes pediu-me se eu não me importaria de dar umas explicações à filha, nessa altura, uma moça de 11 anos a frequentar o quinto ano de escolaridade.
Apareceu-me a filha do Fernandes à hora combinada, e, quase imediatamente percebi que ela não sabia a tabuada.
Com a maior delicadeza que consegui juntar, disse-lhe que deveria começar por decorar a tabuada, lendo-a e escrevendo-a tantas vezes quantas as necessárias.
A minha primeira e única explicanda ouviu, concordou, mas nunca mais me apareceu.
.
Um caso de abandono escolar que afastou de mim qualquer ideia de ser um dia professor. Ainda que, ao que parece, a minha receita para filha do Fernandes continue válida tantos anos depois.

No comments: