Wednesday, November 19, 2008

IRONIA 2

Ouço de manhã na rádio que a Fenprof, convocada para uma reunião, hoje, no ministério, advertiu, antes de entrar para a sala, que se a ministra não garante logo desde o início da reunião que suspende o processo de avaliação a Fenprof retirar-se-á imediatamente .
Ouço, à tarde, que a Fenprof, cumprindo a ameaça de se retirar da reunião, retirou-se.
.
Ouço isto, e tento reinterpretar a gaffe, a convicção ou a ironia de MFLeite.
Se foi gaffe, não pode deixar de reflectir alguma convicção embora a exceda. Quero com isto dizer que, se houve gaffe, de alguma forma MFLeite acredita naquilo que disse mas foi politicamente incorrecto dizê-lo.
Se não foi gaffe mas uma intervenção pensada com o objectivo de provocar debate à volta de uma proposta, por mais bizarra que imediatamente pareça, deve assumir mais claramente essa posição para que ela não possa confundir-se com uma intenção irónica, que se o for, terá interpretação diversa daquilo que parece ter dito.
Se foi ironia, como aplicá-la a este caso concreto da recusa da Fenprof em discutir com o ministério se este não garantir antecipadamente suspender o objecto em discussão?
.
A MFLeite não compete resolver o imbróglio em que a ministra se meteu. O que não entendo é onde pode encontrar-se ironia na sua afirmação quando sugere que talvez só possa haver solução suspendendo-se a democracia, invocando razões de que a ministra nunca se queixou.
.
Alguma ironia, se o pretende ser, por vezes não passa de piada de mau gosto.

No comments: