Sunday, November 30, 2008

INVESTIMENTOS PÚBLICOS, VÍCIOS PRIVADOS

Caro PC,
.
Voltas à questão da redução de impostos, que o governo não faz, e dos investimentos públicos que o governo não deveria fazer.
.
Comentar que os investimentos públicos servem interesses privados, restritos aos governantes ou aos empreiteiros das obras, é bastante redutor. Não sou tão ingénuo que não pense que esses interesses não existam, e em larga escala, mas, nesse caso o que estaremos a discutir é a corrupção, são casos de polícia, e não a política económica do Estado.
.
É para evitar a corrupção que não devem ser feitos investimentos públicos? Não creio que seja esse o teu ponto de vista mas a transferência de recursos do investimento privado para o público e, neste caso, sim, temos uma abordagem económica.Vamos a ela.
.
Para não repetir o que tenho dito, pesco de um post colocado aqui, no 4R , que, curiosamente, não foi comentado embora o pudesse ter sido sob diferentes pontos de vista (globalização, por exemplo):
.
"O texto só tem 5 meses mas é tão actual e real que decidi reproduzi-lo.O seu autor é Marc Faber, um empresário e analista de investimentos. Aqui fica o texto que foi publicado quando o Governo dos Estados Unidos estudava o lançamento de um programa de ajuda à economia do País:
"O Governo dos EUA prepara-se para conceder a cada um de nós uma bolsa de U$ 600,00.
Se gastarmos este dinheiro no supermercado Wall-Mart, ele vai para a China.
Se o gastarmos com gasolina, vai para os árabes.
Se comprarmos um computador, vai para a Índia.
Se comprarmos frutas e vegetais, irá para o México, Honduras e Guatemala.
Se comprarmos um bom carro, irá para a Alemanha.
Se comprarmos bugigangas, irá para Taiwan e nenhum centavo desse dinheiro ajudará a economia americana.
O único meio de manter esse dinheiro na América é gastá-lo com prostitutas e cerveja, considerando que são os únicos bens ainda produzidos por aqui.
Eu, estou fazendo a minha parte..."
.
Pois é, meu Caro Amigo: Admitamos que política do governo exposta pelo Ministro das Finanças, de manter o investimento público, pode não ser a mais correcta neste momento de crise. Admitamos que ele aceitava na tua proposta (e a de muito mais gente, não incluindo a líder do PSD) e reduzia os impostos.
Em que medida é que essa redução ajudava à redução da crise?
Se fosse no IRS, e normalmente estas reduções não são no IRS, por onde incentivava esse dinheiro a economia? Em viagens a Cancun? Ou em compras de mais bugigangas importadas? Ou na construção de mais casas para desabitação?
Se fosse no IRC, que projectos estão bloqueados por falta de financiamento?
Responda quem souber.

No comments: