Friday, November 07, 2008

CALIFÓRNIA CASES


2 comments:

aix said...

Sempre fui mais interessado pelo social do que pelo político.Creio, mesmo, que é pela dimensão social que se deveria aferir a política. Não conheço critério para avaliação do progresso político, se é que este existe; já o progresso social pode existir ou não de acordo com parâmetros objectivos. Nestes dias tenho sorrido com forte cor amarela ao ouvir aqueles que, defensores acérrimos do W Bush, vêm agora, depois da derrota, culpá-lo pelos desastres da governação. Ora não foi o político que perdeu; o social é que poderá ter ganho.

Rui Fonseca said...

Meu caro Amigo, bom dia!

De vez em quando, tenho o privilégio de encontrar aqui os teus comentários. Sempre pertinentes.

Não creio que GWBush tivesse assim tantos acérrimos defensores. Os níveis de popularidade nos EUA caíram para níveis recorde e, fora dos EUA, a sua imagem estava há muito tempo ainda mais degradada.

Creio, contudo, que aquilo que mais pesou na degradação dessa imagem - a guerra do Iraque -, vai continuará às costas dos EUA, apesar das melhores intenções de Obama de alijar a carga a curto prazo.

A segurança dos EUA (e do resto do mundo, petróleo dependente) passa pela sua presença na área do Golfo, e o Iraque é uma casa importante neste xadrez político
complicado.

Continuo a ter as maiores dúvidas que as tropas norte-americanas possam retirar do Iraque tão cedo.

Oxalá me engane.

A administração Obama tem pela frente dois desafios complicadíssimos: a economia e o envolvimento militar dos EUA.