Thursday, September 11, 2008

GONÇALVISMO EM WALL STREET

Esta crónica de João Paulo Guerra é, obviamente, capciosa

E é capciosa porque as razões pelas quais o governo norte-americano interveio na Fannie Mae e na Freddie Mac não têm nada a ver com as nacionalizações feitas em Portugal após o 11 de Março.
.
Denuncia esta intervenção norte-americana na esfera privada uma debilidade do sistema capitalista? Penso que denuncia, sobretudo, uma grande debilidade da democracia. O que não é uma debilidade menor.
.
Aquelas financeiras norte-americanas já tinham entrado em flagrante desequilíbrio desde 2003, ano em que os seus CEO´s foram admitidos mas continuaram por perto. E porquê?Pois por conjugação de interesses que envolveram os próprios partidos republicano e democrata. Foi desta conjugação promíscua de interesses que resultaram muitos golpes que começam agora a mostrar a profundidade.
.
Dito de outro modo: O escândalo não está no facto de terem sido agora nacionalizadas. Aliás tinham sido criadas há décadas pela administração democrata de então, a sua génesis era estatal. O escândalo são as práticas que levaram à derrocada e encheram os bolsos de muitos. Mas isso poderia também ter acontecido se elas se tivessem mantido sob a alçada total do governo federal. Notar-se-ia menos? Claro que sim. Quantas empresas portuguesas nacionalizadas não teriam já desaparecido se não tivessem encostadas ao orçamento? Que parte do descalabro que acabaria com elas deveria atribuir-se a práticas lesivas de todos os contribuintes portugueses?
.
Any body at home?

1 comment:

Carlos Medina Ribeiro said...

Caro amigo,

Como sucede com todos os comentários feitos a posts de autores convidados do Sorumbático, o seu, que lá afixou, também foi reencaminhado para o J.P.Guerra.

-

Já agora: o passatempo (que atribuirá um livro com algum interesse documental) ainda decorre.

Abraço
CMR