Tuesday, August 26, 2008

PRODUTIVIDADE DA POLÍCIA

Em Fevereiro do ano passado coloquei aqui algumas reflexões acerca da produtividade da polícia em Portugal medida pelos meios humanos utilizados e os resultados atingidos.
.
.
E, no entanto, colocado perante um novo surto de criminalidade, que decide o ministro responsável pela segurança interna: Informar o país que vai proceder ao recrutamento de mais polícias.
.
Até ao dia em que haverá ao lado de cada cidadão um polícia, pelo menos, se não forem reforçados os meios materiais, as capacidades e as competências*, que contam mais para a segurança que o número de polícias.
-----
*
Li há dias que, da intervenção realizada pela GNR no apartamento dos McCain no "caso Maddie", resultou também terem andado os polícias portugueses e ingleses baralhados durante bastante tempo com umas impressões digitais que mais tarde se soube pertencerem a um dos guardas da GNR que entraram na casa do casal inglês. Para além da desastrada intervenção da PJ, que não cuidou de cumprir os manuais, o descuido do GNR mostra que não há GNR a menos mas que o GNR está mal preparado.

No comments: