Thursday, June 12, 2008

MISTER SCOLARI

Mister Scolari fez muito por este país, dizia consternado esta manhã aos microfones da Antena 1, Quim, o guarda-redes lesionado de regresso antecipado a casa.
.
Talvez tenha feito, depende do ponto de vista, mas não é esse que me leva a escrever umas linhas sobre o Mister. O que me move para o teclado é mesmo o designativo inglês consagrado no meio futebolístico e que tem equivalência a senhor em português. Mas senhor, em português, já se sabe, é espécie em extinção. Há cada vez menos senhores. Daqueles de quem se costumava dizer, na gíria: É um senhor! Ou, mais enfaticamente, ainda: É um grande senhor!
.
Não é a primeira vez que me refiro ao tema. Voltei a ele pelo anedótico que, neste caso, a situação suscita: Scolari, foi anunciado ontem, vai treinar o Chelsea, daí o lamento de Quim. Há, contudo, um ponto que está a causar alguma ansiedade aos adeptos dos blues londrinos nesta notícia fresca: Eles não prescindem das conferências dadas pelo treinador do clube mas Scolari não é suficientemente fluente em inglês para se fazer facilmente entender. Por enquanto ainda é mais senhor que mister, apesar de Quim e dos seus companheiros. Veremos se, com tempo, Scolari, com o tempo que já tem, aprende línguas.
.
Do seu mister, sabe ele, segundo parece.

1 comment:

A Chata said...

È ridiculo que um treinador de futebol que mais não fez do que o seu trabalho (bem ou mal não sei dizer) apareça num anuncio de tv como o homem que mudou o rumo da História do país.
Qual D. João II, qual Infante D.Henrique, qual Marquês de Pombal, qual Salazar o Scolari é que devia ter ido a votos como o português mais ilustre (e ganhava).

Mas, temos que reconhecer que sem este "anestésico" os portugueses ficavam ainda mais deprimidos.
O problema é que todos os anestésicos têem um tempo de efeito que não é eterno...