Friday, March 21, 2008

CHAMEM A POLÍCIA





«É um caso entre tantos outros. Não é a primeira, nem a última vez», comenta Abel Macedo, do Sindicato dos Professores do Norte. O vídeo de violência de uma aluna contra a professora de francês, numa sala de aula da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, terá sido filmado por uma das adolescentes do 9ºC e colocado no Youtube a 13 de Março, passando depois a fazer um trajecto próprio de e-mail para e-mail. » [Portugal Diário]

Comentário J.,:

Cá por mim que isto se resolveria com uma estalada e um "vai-te para o olho da rua".
Pergunte-se à escola qual a sanção disciplinar que aplicou à menina.


Discordo totalmente que as situações de indisciplina nas escolas se resolvam à estalada. Aliás, o grande erro desta professora foi, precisamente, ter-se envolvido numa disputa recorrendo a um confronto físico. Ela devia ter intimado a aluna a entregar-lhe o telefone e, em caso de recusa, dar-lhe ordem de saída da sala. Se a desobediência persistisse deveria recorrer ao auxílio do pessoal auxiliar da escola. Se este não existe ou não estivesse disponível deveria: ou recorrer à polícia ou abandonar ela própria a aula e dirigir-se imediatamente à direcção da escola solicitando ajuda.
.
De qualquer modo é espantoso que não haja definido um sistema de actuação para casos de insubordinação nas escolas.

2 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
aix said...

É notável a quantidade de comentários à volta do caso, com as posições mais disparatadas.(No seu blog o Daniel Oliveira chega a culpar a Ministra pelo acto!).Ensinei em todos os graus de ensino e acho o seu comentário lúcido e com bom senso ( no que difere de muitos que tenho lido).E depois é preciso não confundir o que é a dimensão pedagógica(sobre que muitos se pronunciam sem qualquer qualificação)com dimensão disciplinar.As pedagogias ditas não-directivas(discutíveis, é certo)não são sinómimo de bagunça na aula.